TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Dos Negocios No Brasil

Dissertações: Ambiente Dos Negocios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

A mudança no mundo e as grandes mudanças econômicas fazem a diferença para o século XXI, pois estão transformando o rumo das organizações que cada vez mais se preocupam com a sua sustentabilidade e para isso, procuram estruturar seu foco naquilo mais estável e rentável. O que a afeta no mercado de trabalho, inevitavelmente afetará o homem e precisarão ser desenvolvidas ações estratégicas que propiciem a ambos, a rápida e inteligente adequação. No que tange o Brasil, destacaremos a visão da política econômica desde 1930, um processo de industrialização da economia brasileira. Até os tempos atuais de um País que luta para sua sobrevivência. A recuperação é o que fortalece as políticas econômicas atuais do Brasil, a esperança de maiores parcerias internacionais, aquecerão as tomadas de decisões estratégicas do governo para que o Brasil se torne cada vez mais visível e imponente, o mundo de olho no Brasil, porém, outro lado, a desigualdade social, o extermínio sociocultural, violência, decadência na saúde pública e a pobreza de um País em crescimento ainda é visível e cruel.

Na prática, as leis e instituições destinadas a corrigir falhas de mercado têm diversos graus de qualidade. Tanto podem ser eficazes na redução das falhas de mercado, quanto podem introduzir distorções adicionais na economia. Nessa situação, há leis editadas com o objetivo de congelar preços, prejudicando o equilíbrio natural do mercado. O Plano Cruzado é um exemplo típico, pois, ao promover o congelamento de preços para combater uma hiperinflação, não permitiu o ajuste dos valores de mercadorias sujeitas à sazonalidade, gerando um desequilíbrio de preços. Como resultado disso, vieram o desabastecimento de bens (ninguém se dispunha a vender com prejuízo ou perder oportunidades de lucro) e o surgimento de ágio para compra de produtos escassos, principalmente os que se encontravam na entressafra, como carne e leite.

Outro ponto importante na relação entre a área jurídica e a econômica é o “direito de propriedade”, conceito jurídico que se refere ao fato de que o proprietário é livre para usar seus bens como quiser (desde que dentro da lei) sem a interferência ou intromissão de outros. Direitos de propriedade que não são perfeitamente seguros desestimulam os investimentos, reduzindo o potencial de crescimento da economia. Produtores rurais que se sintam sob ameaça de invasão de suas terras por movimentos de “sem-terra” reduzirão os investimentos em infraestrutura e melhoria da terra, pois temem o risco de perder esse investimento no caso de uma invasão. Países que costumeiramente confiscam investimentos feitos por estrangeiros ou não pagam suas dívidas externas se tornam perigosos para os investidores internacionais e deixam de ser atrativos para empresas que poderiam ali se instalar, produzir e gerar empregos.

A mudança no mundo e as grandes mudanças econômicas fazem a diferença para o século XXI, pois estão transformando o rumo das organizações que cada vez mais se preocupam com a sua sustentabilidade e para isso, procuram estruturar seu foco naquilo mais estável e rentável. O que a afeta no mercado de trabalho, inevitavelmente afetará o homem e precisarão ser desenvolvidas ações estratégicas que propiciem a ambos, a rápida e inteligente adequação. No que tange o Brasil, destacaremos a visão da política econômica desde 1930, um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com