TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Empresarial

Artigo: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 desenvolvimento 4

2.1 Rotinas Trabalhistas.......................................................................................................4

2.2 As Tensões no Ambiente de Trabalho.............................................................................5

2.3 Análise Mercadológica Regional....................................................................................7

2.4 Processo Contábil..........................................................................................................7

2.5 Ambiente Empresarial.................................................................................................12

3 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Vamos abordar neste trabalho vários aspectos a respeito das rotinas trabalhistas,clima organizacional e processo contábil. Aprofundando o conhecimento sobre o tema ambiente empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS

a) Procedimentos para a Dispensa de um Funcionário

A rescisão de contrato de trabalho deve ser formal, com pagamento

discriminado das verbas em termo de rescisão de contrato de trabalho. O pagamento deve ser em dinheiro, depósito em conta ou cheque administrativo, e, para os trabalhadores com mais de um ano de trabalho na empresa, deve ser realizado junto ao sindicato da categoria do local da prestação do trabalho, ou na Delegacia Regional do Trabalho, que realizará a homologação da rescisão, necessária para a validade da rescisão. Se esta última não existir na localidade, a homologação pode ser realizada pelo Ministério Público local. A homologação deve ser realizada mesmo se o trabalhador se demitiu ou for dispensado por justa causa. O aviso prévio é a forma de comunicar antecipadamente o empregador ou empregado sobre o fim do contrato. Para aqueles trabalhadores que possuem menos de um ano de serviço na mesma empresa, estes terão o direito de ter o aviso prévio de 30 dias. Já para aqueles que possuem mais de um ano na empresa, o aviso prévio de trinta dias, será acrescido mais três dias por serviços prestados, levando até o máximo total de 90 dias.

• Demissão sem justa causa, dispensando o empregado do cumprimento do aviso;

• Demissão sem justa causa, exigindo do empregado o cumprimento do aviso;

• Pedido de demissão por parte do empregado e comunicação de que este cumprirá o aviso;

• Pedido de demissão por parte do empregado e comunicação de dispensa do cumprimento do aviso;

O pagamento do aviso prévio deve ser até o 1º dia útil imediato ao término do aviso trabalhado ou do contrato por prazo determinado, um exemplo contrato de experiência. Até o 10º dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

Devem ser pagos na rescisão: saldo de salário (o que falta a ser pago dos dias trabalhados), férias vencidas e proporcionais e décimo-terceiro salário proporcional. A indenização pela dispensa deve ser depositada na conta do FGTS e sacada posteriormente pelo trabalhador junto com o saldo existente, sendo necessária a apresentação da rescisão homologada. Ocorrendo a rescisão por dispensa sem justa causa, deverá a empresa recolher, na conta vinculada,aberta em nome do empregado,junto a Caixa Econômica Federal,o valor corresponde a 50%,sabendo que 40% será resgatado pelos empregados e 10% vai para o fundo, do montante de todos os depósitos realizados na conta vinculada,durante a vigência do contrato de trabalho,somado com os 8% das verbas rescisórias. O empregador tem a obrigação legal de fornecer ao empregado a "Comunicação de Dispensa - CD", a fim de permitir o requerimento do seguro-desemprego (artigo 9º da Resolução 64/94 do CODEFAT), independentemente da aferição de qualquer condição imposta ao empregado para a obtenção do benefício.

2.2 AS TENSÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

a) O que é estresse ?

O estresse pode ser definido como uma situação psicológica ou física que pressiona as pessoas de tal forma que gere uma grande tensão.

b) Todo estresse é ruim ?Explique ?

Não. O estresse tem seu lado positivo, normalmente esse lado positivo impulssiona o indivíduo a alcançar um desempenho muito alto, como superar um limite.

c) Comprovadamente existem três grupos de fatores potenciais de estresse no trabalho.Cite-os e explique-os.

Os Fatores Individuais : relaciona-se ao fato de que a concretização do estresse depende de cada indivíduo e seus síntomas podem ser físicos, psicológicos ou comportamentais. Por isso, por vezes em um grupo de pessoas algumas delas estão mais estressadas do que outras, mesmo que todas estejam expostas aos mesmos fatores.

Os Fatores Ambientais : está relacionado ao ambiente em que a organização está inserida; os fatores ambientais envolvem as incertezas econômicas, as incertezas políticas, incertezas tecnológicas e o terrorismo. Durante situações de crises econômicas inesperadas há maiores incertezas sobre o que pode acontecer.Com isso, períodos de crise econômicas podem ser uma fonte grande estresse.

EXEMPLO: A crise econômica mundial iniciada em 2008, quando profissionais do oriente acabaram com suas vidas em atos suicidas.

Os Fatores Organizacionais : estão relacionados à demanda de tarefas, á demanda de papéis, à demanda interpessoal, à estrutura organizacional, á liderança organizacional e ao estágio de vida de uma organização. Recentes estudos realizados na Europa afirmaram que o chefe pode causar danos à saúde dos funcionários. Diante disso, recomendam-se medidas como elogios às tarefas realizadas pelas pessoas, horários flexíveis de trabalho e folgas de acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com