TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap. 2 - A Evolução Do Pensamento Em Administração

Casos: Cap. 2 - A Evolução Do Pensamento Em Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  4.448 Visualizações

Página 1 de 5

Cap. 2 – A evolução do pensamento em administração

Questões para discussão

9. Qual é a relação existente entre a Segunda Guerra Mundial e o desenvolvimento de abordagem quantitativa em administração? O que é a pesquisa operacional?

Entre variáveis que influenciaram o surgimento da abordagem quantitativa, é possível destacar o impacto da Segunda Guerra Mundial e o das associações de disseminação da informação para gerentes.

A Segunda Guerra Mundial é considerada um dos fatos históricos que mais influenciaram o mundo contemporâneo. A guerra trouxe também importantes lições para o campo da administração, a exemplo da organização e estratégias militares. Aprendeu-se tanto com os ganhadores quanto com os perdedores do conflito.

O fim da segunda guerra mundial caracteriza-se pelo desenvolvimento de um conjunto de ciências, como teoria da informação, cibernética, analise de sistemas e ciências da computação, cujo principal objetivo era a analise de sistemas complexos. Investimentos governamentais em pesquisas voltadas para soluções matemáticas e quantitativas dos problemas militares serviam de base para esse desenvolvimento.

A abordagem quantitativa, também chamada de pesquisa operacional, refere-se ao uso das técnicas matemáticas e quantitativas para a criação e analise de modelos complexos, que possam facilitar a solução de problemas de administração.

A aplicação da pesquisa operacional na indústria tornou-se mais evidente, visto que esse tipo de pesquisa era voltado à busca de soluções complexas. Com o desenvolvimento das ciências de informação e computação, os procedimentos de pesquisa operacional foram formalizados no que hoje conhecemos como Management Science.

Em pratica, a abordagem quantitativa consiste na criação de equipes mistas, formadas por especialistas de diferentes disciplinas para analisar determinados problemas e propor estratégias de ação à administração. Algumas das áreas incluídas sob essa denominação compreendem: analise de decisão, otimização, simulação, previsão, teorias de jogos, modelos de rede e de transportes, moldagem matemática, probabilidade, analise morfológica, alocação de recursos e gestão de projetos. As técnicas dessa abordagem tem contribuído concretamente para as atividades de planejamento e controle, o desenvolvimento de estratégias de produtos, a programação de produção, a administração de fluxos de caixa, entre outras. Dessa forma, esses modelos podem facilitar o processo de tomada de decisão. As técnicas das pesquisas operacionais, não se limitam apenas ao campo da administração, podem ser aplicadas nas administrações públicas, militares, medicas, de grupos políticos e etc.

A complexidade das técnicas matemáticas usadas, assim como a não consideração do fator humano, é apresentada como a principal limitação dessa abordagem. No entanto, o uso das técnicas quantitativas deve ser visto como mais um instrumento facilitador do processo de tomada de decisão, não esgotando a necessidade de analise qualitativas e nem ignorando as questões relativas ao lado humano nas organizações.

10. Quais são as principais contribuições da teoria dos sistemas para o pensamento administrativo? Em que essas contribuições diferem das contribuições clássicas de administração?

Atualmente, as teorias administrativas e organizacionais estudadas focam os aspectos internos da organização. Nenhuma delas enfoca as relações que a organização estabelece com o contexto no qual se insere e nem a influencia desse contexto no desempenho dessa ultima. A teoria dos sistemas fornece um meio para interpretar as organizações e vai contribuir para uma abertura das visões interna e externa. Essa abordagem vê a organização como um sistema unificado e direcionado de partes inter-relacionadas. Assim, os administradores podem perceber a organização como um todo, composto por partes cuja atividade afeta, de forma inter-relacionada, a atividade de toda a organização e, paralelamente, como parte de um sistema maior que é ambiente externo.

Destaco aqui, alguns conceitos da teoria dos sistemas que influenciam os avanços teóricos e empíricos na administração diferenciando-se das ideias clássicas da administração:

- Sistemas abertos X Sistemas fechados

Um sistema fechado refere-se à falta de interação da organização com o ambiente externo. Algumas abordagens clássicas da administração se baseiam nessa visão da organização como um sistema fechado. Pela visão da teoria dos sistemas, a visão da organização como um sistema aberto, compreende a organização como um conjunto de partes ou elementos que forma um todo unitário ou complexo, que interage de forma dinâmica com seu ambiente.

- Subsistemas: são as partes que formam o sistema total. Cada sistema pode ser um subsistema de outro ainda maior.

- Fronteiras: refere-se a separação do sistema do seu contexto envolvente.

- Fluxos: são componentes, tais como informação, energia e material, que entram e saem de um sistema (bens ou serviços).

- Feedback: corresponde a retroalimentação e é parte do controle do sistema no qual os resultados das ações retornam ao individuo, permitindo que os procedimentos do trabalham sejam analisados e corrigidos.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com