TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Organizacional

Trabalho Universitário: Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  3.478 Palavras (14 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 14

identidade organizacional

O DNA da empresa é alicerçado em uma identidade organizacional, formado pela Missão, Visão e Valores. A partir daí a empresa nasce, se desenvolve e se relaciona com acionistas, investidores, colaboradores, clientes, fornecedores, governo, imprensa, terceiro setor e sociedade civil em geral.

Sei que fui bastante generalista, que há outros itens importantes como marca, inovação, cultura, e tantas outras características que moldam a personalidade de uma organização. Por outro lado, penso que uma empresa que não tem claro qual são sua missão, sua visão e seus valores terá problemas nos negócios hoje e no futuro. É o efeito Alice no País das Maravilhas. Se você não sabe para onde quer ir, não importa que caminho vai pegar.

Missão

Contribuir significativamente para a melhoria de performance das empresas que fazem o Brasil crescer.

Visão

Ser reconhecida como uma das melhores empresas de educação corporativa do país.

Princípios e Valores

I - Honrar a Deus em tudo o que for realizado

II - Ajudar as pessoas a se desenvolverem

III - Perseguir a excelência organizacional

IV - Aumentar a lucratividade dos negócios

Compromissos com o Cliente

- Desenvolvimento de projetos customizados.

- Atuação orientada por conceitos sólidos e práticas de mercado já consolidadas.

- Foco na melhoria da performance organizacional.

- Transmissão do conhecimento para os principais multiplicadores internos.

essência da cultura

A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.

Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

A essência de uma organização é composta por sua visão, cultura, estratégia e estrutura. A ausência de um desses direcionadores rompe com a coesão necessária a sua sustentabilidade. Essa essência organizacional interage com a essência individual do líder, significando sua atuação por meio da convergência de valores.

a cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das outras. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela tratam seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

O envolvimento das pessoas com os objetivos organizacionais e com as estratégias para alcançá-los é fator fundamental para orientar seus comportamentos e desempenhos. A dependência crescente das competências humanas para que as organizações alcancem seus objetivos é um consenso entre vários autores,.sobre um objetivo comum para direcionar comportamentos e desempenhos para o alcance desses objetivos.

as pessoas são diferentes e reagem de formas diferentes. Sendo assim, um lider carismático se torna essencial para trabalhar a visão compartilhada dentre as equipes. Este lider além de carismático deve criar cenários de aprendizagem no ambiente organizacional para que os funcionários dividam suas aprendizagens, lembrando que a visão compartilhada surge a partir da visão pessoal.

Se uma empresa possui muitos valores organizacionais nos três níveis inferiores, podemos dizer que esta empresa está muito focada em atender as necessidades básicas, dela própria e de seus funcionários. E se nesses valores vividos na empresa encontramos limitações como “controle, excesso de horas de trabalho, foco de curto prazo, burocracia, autoritarismo, complacência, corrupção e manipulação ”, podemos afirmar que esta empresa possui uma cultura focada no curto prazo. Então o medo é um sentimento constante das pessoas que nela trabalham.

Já as empresas que possuem valores organizacionais distribuídos nos quatro níveis superiores, podemos dizer que são empresas que possuem altos níveis de espiritualidade. Do nível quatro para o nível sete não existem valores limitantes e portanto, não existe medo e sim amor instalado na cultura organizacional. Quando o medo deixa de existir, as pessoas trafegam numa freqüência mais leve, amistosa, as relações interpessoais são muito valorizadas e as pessoas se sentem felizes trabalhando para esta empresa.

Porém, uma empresa que possui apenas valores “elevados”, ou seja, de nível quatro para o nível sete, pode não estar conectada à realidade do mundo capitalista, que é tão focado em resultados, e onde o sucesso de uma empresa é determinado pelos números positivos ao final de cada período. Por isso, essas questões ainda parecem um tanto utópicas…

Então a indicação consultiva é que as empresas elevem seus níveis de espiritualidade, mas mantenham, também valores de sustentações saudáveis nos níveis um, dois e três. Aí teremos uma empresa com o que chamamos de “Cultura Organizacional de Espectro Total”. A empresa estará preocupada em gerar sustentação em todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com