TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desconto Simples

Trabalho Universitário: Desconto Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.

O factor determinante para a procura de um determinado bem ou serviço deixou de ser o preço, pois o mesmo sofre alterações por causa de qualquer desequilíbrio entre a oferta e a procura. Dessa forma, pode-se dizer que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo. Em contrapartida, quando um produto não é mais procurado o produtor é estimulado a deixar de produzi-lo para que não tenha despesas em relação à oferta sem demanda.

O preço de um bem ou serviço é fixado levando em consideração a relação entre a procura e a necessidade do consumidor final e, ainda, os custos gerados na fabricação e o tempo gasto em sua produção. Os factores que influenciam o consumidor final a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, a qualidade, a satisfação do cliente entre outros.

Procura

O que determina a procura de um dado produto? A razão substantiva desta questão reside na ideia de querermos compreender os motivos pelos quais os consumidores compram uma determinada quantidade de cada um dos produtos.

Quantidade procurada de um produto é a quantidade total desse produto que os consumidores de uma economia desejam comprar num dado período de tempo. Três aspectos devem ser realçados:

Primeiro, a quantidade procurada é uma quantidade desejada. É a quantidade que os consumidores desejam comprar quando confrontados com um determinado preço do produto, os preços de outros produtos os seus rendimentos, as preferências e todos os outros factores de influência. Observa-se que a quantidade desejada não é o mesmo que a quantidade realmente comprada.

Segundo, a quantidade desejada não é uma quantidade ilusória, é simplesmente uma quantidade que as pessoas si dispõem a comprar, dado o preço que têm de pagar.

Terceiro, a quantidade procurada constitui um fluxo continuo de compras. Deve por isso ser expressa quantitativamente por período de tempo.

A quantidade de um produto, que os consumidores desejam comprar num período de tempo, depende das seguintes variáveis:

• Preço do produto em causa;

• Rendimento médio das famílias;

• Preço dos produtos relacionados;

• Preferência dos consumidores;

• Distribuição do rendimento da economia;

• População da sociedade e

• Expectativas quanto ao futuro.

É extremamente difícil determinar a influência separada de cada uma destas variáveis sobre a quantidade procurada quando si consideram as variações simultâneas de todas elas. O processo correcto de análise destas influências separadas consiste em manter constantes todas as variáveis a excepção da variável cujo efeito se pretende estudar.

Na terminologia científica, a frase “ manter todas as outras variáveis constantes” é referida por “ sendo outras coisas iguais” ou “ outras coisas dadas “ ou ainda a frase ceteris paribus do latim. Exemplificando, a influência do preço do trigo sobre a quantidade procurada de trigo, ceteris paribus, significa medir o efeito da variação do preço do trigo sobre a quantidade procurada deste produto, mantendo todas as outras variáveis de influência constantes.

Quantidade Procurada e Preço

A teoria sobre o modo como os preços dos produtos são determinados requer o estudo da relação funcional entre as quantidades procuradas de cada produto e seus preços. Quer isto dizer que as outras influências são mantidas constantes.

A proposição básica sobre esta relação funcional afirma que o preço e a quantidade procurada de um produto estão negativamente relacionadas, ceteris paribus. Ou seja quanto maior é o preço, menor é a quantidade procurada; e quanto menor é o preço, maior é a quantidade procura.

O grande economista britânico Alfred Marshall (1842- 1924) designou esta relação fundamental por lei da procura. Quando o preço aumenta, o produto torna-se mais caro para satisfazer as vontades humanas. Em consequência, alguns consumidores deixaram de comprar o produto; outros diminuirão a quantidade do produto que desejam comprar; haverá no entanto um grupo mais restrito de consumidores que continuará a desejar comprar a mesma quantidade. Em resumo, porque muitos consumidores procuraram transferir, parcial ou totalmente, o consumo para outros produtos similares, menos será comprado o produto cujo o preço aumentou. Raciocínio análogo si explica quando o preço do produto baixa.

Lista de procura e Curva de procura

A lista de procura é uma forma de ilustrar a relação entre a quantidade procurada e o preço de um produto, sendo outras coisas iguais. É um quadro numérico que mostra a quantidade procurada a nível de preço. A inclinação negativa é designada curva da procura, que mostra a quantidade que os consumidores desejam comprar para cada nível de preço. A inclinação negativa da curva indica que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com