TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Empresa

Artigos Científicos: Desenvolvimento De Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 7

1. PLANO DE NEGÓCIO

A empresa Green Tiles insere-se no setor de economia secundária do ramo de atividade industrial no qual o produto a ser fabricado serão telhas provenientes de garrafas PET.

O plano de negócio da empresa estará voltado ao mercado de polímeros, com base na inserção de um produto inovador e ambientalmente correto. O desenvolvimento da empresa visará à reciclagem de garrafas PET para fabricação de telhas residenciais.

As diretrizes do negócio serão gerenciadas através de um sistema de qualidade estruturado.

1.1. Nome

Green Tiles

1.2. Logomarca

Figura 1 – Logomarca da Empresa

1.3. Missão

A missão da empresa é buscar a excelência na fabricação de telhas de polímeros injetados regeneradas de forma a proporcionar aos seus clientes e a sua comunidade um produto sustentável, prezando os valores éticos com relação aos colaboradores, fornecedores, acionistas e com a sociedade, além de representar um papel significativo na reciclagem e na destinação ambiental de Garrafas PET.

1.4. Visão

Ser referência na construção civil no que diz respeito a telhas de polímeros, comprometida com as necessidades de seus clientes, agregando qualidade, preço justo, rentabilidade, satisfação dos clientes e colaboradores para gerar produtos competitivos a todos seus parceiros.

1.5. Valores

 Trabalho em equipe e liderança;

 Compromisso com o cliente e meio ambiente;

 Respeito ao colaborador;

 Ética, inovação e qualidade;

 Melhoria contínua, sempre buscando aprimoramentos e melhorias em produtos e serviços prestados;

 Segurança e foco em resultados;

 Responsabilidade Social e Ambiental;

2. O QUE PRODUZIR

A empresa fabricará Telhas provenientes de garrafas pet. O produto tem como principal finalidade cobrir residências de madeira e alvenaria e sua produção seguirá as tendências dos modelos já existentes no mercado.

Figura 2 – Cobertura com Telhas Recicladas de PET

Inicialmente será oferecido um único modelo que atende aos requisitos do programa do governo minha casa minha vida cuja intenção é alavancar a economia com a construção de casas populares. A produção será feita de maneira seriada, objetivando aperfeiçoar o tempo de produção, com excelência de qualidade e preço competitivo de mercado.

3. QUANTO PRODUZIR

Foi feito uma pesquisa de mercado para verificar o potencial de compra para o produto em questão, e foi constatado que o mercado está aquecido, pois segundo a ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) o PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil brasileira deverá crescer 2,8% em 2014, sendo que será necessário um acréscimo de 3,6 % na produção de materiais para suprir a demanda.

Após contato com a prefeitura de Santa Cruz do Sul, foi informado que em 2014 serão entregues 922 casas pelo minha casa minha vida em um condomínio popular, e outro lote de 850 casas já está em fase de infraestrutura, porém estas casas serão entregues em 2015.

Cada residência possui aproximadamente 42 m². Como cada telha possui aproximadamente 0,165m², serão necessárias 255 telhas para cobrir cada residência. Neste caso somente este empreendimento possui a demanda de 217.000 telhas para a cobertura total de suas residências.

Com os dados acima explanados verifica-se que já existe uma demanda para a produção de telhas, assim como pelo potencial de crescimento dos lares e possíveis aumentos.

A fábrica trabalhará em horário comercial com turno único. Totalizando um período de 8 horas diárias.

De acordo com os equipamentos instalados na fábrica, a etapa de injeção, onde terá uma produção média de 120pç/h (30seg por telha), as demais operações estão próximas a esta produção. Com isso será produzido diariamente 840 peças, pois devido ao start de máquina somente serão considerados 7 horas produtivas o que resulta em aproximadamente 18480 telhas mensalmente.

4. COMO PRODUZIR

O processo de reciclagem inicia-se com a coleta, porém a empresa iniciará suas atividades com a compra dos fardos de Polietileno Tereftalato (PET) de usinas recicladoras.

As telhas de PET são fabricadas a partir da injeção de uma mistura de resinas poliméricas e Carbonato de Cálcio. O PET que se encontra nas resinas poliméricas é obtido de garrafas plásticas de refrigerantes e água que são descartadas após o uso.

Essas telhas não apresentam porosidades como as telhas cerâmicas, evitando assim o acúmulo de umidade e mofo. Por isso não precisam ser limpas constantemente, e para evitar degradação pela radiação solar são adicionados aditivos de proteção Anti-UV.

Cada injetora elétrica leva 30 segundos para fabricar uma telha depois do plástico lavado, moído, segue para as máquinas, que derretem e inserem o material dentro dos moldes.

4.1. Especificações do produto

Neste primeiro momento será produzido um único modelo de telha (Figura 3), com 51 cm de largura útil e 32,5 cm de comprimento útil, e comprimento total de 35,5 cm e largura total de 53 cm.

A sua durabilidade pode ser até cinco vezes maior. Por isso é mais aconselhável à utilização de telhas com o PET por todos esses benefícios que ele disponibiliza com as mesmas características de uma telha convencional, porém mais ecológicas ajudando a preservar o meio ambiente.

Essas telhas não apresentam porosidades como as telhas cerâmicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com