TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso SINAF SEGUROS

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso SINAF SEGUROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  1.604 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo de caso SINAF SEGUROS

Resumo

Este trabalho universitário tem por objetivo analisar o estudo de caso referente à SINAF Seguros, aplicando todo o conhecimento adquirido ao longo do semestre no curso de administração, sob orientação da professora Carmen Dourado no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, Brasil. Os temas que serão focados são: histórico da empresa, análise SWOT, paradigmas, estrutura organizacional, além de criticas e sugestões apontadas pelo grupo. Visamos maximizar o conhecimento com este trabalho, como uma forma de preparação para a vida profissional.

Abstract

This universitary work aims to analyse the case study relative the SINAF Seguros, applying all the knowledge acquired throughout the semester in the Management discipline, under the guidance of professor Carmen Dourado at the University of Distrito Federal – UDF, Brazil. The topics that will be focused are: the history of the company, an analysis SWOT, paradigms, also criticisms and suggestions from the group. We aim to maximize the konwledge with this work, as a form of preparation to the professional life.

1. Histórico

Em 1982 foi iniciado a atividade da empresa SINAF na gestão de planos de assistência funeral, oferecidos na época como “ uma solução antecipada para um problema inevitável”. Com planos vendidos de porta em porta, individualmente e com excelência no serviço de assistência, lentamente a marca foi conquistando o respeito e lealdade de uma grande massa de pessoas.

Em 1993 convidado por seu pai, Pedro Bulcão, conceituado diretor de filmes publicitários, aceitou associar-se a ele em um novo negócio. Sua familiarização com problemas complexos, como inspiração, espírito criativo e sengue frio foram determinante para o rumo da empresa.

O grupo Uni-SINAF era constituído por quatro empresas dedicadas a atividades de serviços funerários, que até 1992 tinha como principal empresa a SINAF assistência S.A, uma empresa de porte médio, que logo se tornou referência no ramo, ao revolucionar o conceito desse serviço no Brasil.

A partir de 1996 passaram a adotar um estilo próprio de comunicação em suas campanhas publicitárias. O fato é que os clientes tem um problema real e a SINAF uma solução eficaz. Após 5 anos, a SINAF já atingirá a posição de empresa líder do ramo, considerada por seu diretor, confiável, ágil e inovadora. O slogan empregado para divulgação de sua marca era: Conforto e segurança no momento mais difícil da vida

No ano de 2002, Bulcão percebeu a possibilidade de desenvolver um mercado de seguros, a partir dai surgiu a SINAF Previdencial Cia de Seguros, com propósito de oferecer mais benefícios do que um seguro de vida comum. O projeto foi apresentado a sua demanda no segundo semestre do ano, como a “Seguradora que entende de pessoas” por intermédio do slogan: Seguros para uma vida melhor, um seguro que você pode pagar”.

2. A missão da empresa

No momento presente, a preocupação das empresas têm se voltado para a qualidade da prestação de seus serviços para potenciais clientes. Não diferente dessa realidade, a SINAF Seguros é uma organização que fala com orgulho da qualidade dos serviços que oferece a seus clientes.

“...Acreditamos verdadeiramente que através de nosso esforço e conhecimento podemos tornar melhor a vida de nossos clientes. Assim, todo e qualquer decisão acerca de nossos produtos, processos ou estratégia de negócios deve ser coerente com essa proposta: contribuir, dentro das possibilidades de nossa atividade, para que nossos clientes possam desfrutar de uma vida melhor.” (SINAF Seguros)

É com esse ideal que o principal foco da empresa passou a não só prestar bons serviços à sociedade, mas é também entender que a importância das pessoas no processo é o caminho para que a organização seja coerente em sua estratégia. Valores com a ética, atenção, comprometimento, respeito, honestidade, integridade são os principais elementos sempre presentes em todo e qualquer aspecto do relacionamento entre empresa/clientes.

3. O paradigma a ser enfrentado

A perda de uma pessoa querida é uma das situações mais difíceis que a vida pode trazer. Em situações como essa, é de costume que muitas pessoas não consigam lidar com tal sofrimento. A morte é vista pela sociedade como um tabu. O psicólogo Ernest Becker reiterou que o ser humano possui a necessidade de ser grandioso. Nesse sentido, a limitação da vida é incabível.

A expansão da expectativa de vida e os avanços na medicina fazem as pessoas acreditarem que existem recursos para postergar a morte. Para tentar trazer conforto a quem sofreu uma perda muito grande, a empresa SINAF Seguros desenvolveu, em sua publicidade, uma forma criativa e inovadora de abordar, com humor, um assunto tão delicado em relação à morte.

4. Recursos Humanos

Apoiado por um conselho informal que era composto por sua mãe, um de seus irmãos e um primo, Pedro Bulcão formalmente possuía o poder de decisões em suas mãos. No grupo SINAF a prioridade do atendimento era administrada pelo gerente de cada área, não havendo uma priorização, de acordo com a unidade de negocio ou de acordo com o cargo do solicitante. Como responsáveis por reforçar a estrutura de pessoal, com a contratação de novos funcionários, estavam o investimento e a autonomia. Todos os funcionários ao entrar no grupo receberam treinamento referente a mudança da seguradora para a assistência funeral ou vice-versa, isso a fim de homogeneizar o comportamento dos funcionários. Enquanto isso o departamento de pessoal continuou com atividades relacionadas a pagamentos, desligamentos, admissões entre outras (atividades burocráticas).

Como forma de motivação, eram oferecidos bolsas de estudo que eram relacionados à função exercida pelos funcionários, sendo custeados pela empresa 50%, 75% ou 100% das mensalidades. Os funcionários da SINAF, além de receber sua remuneração devido a seu trabalho, tinham como beneficio ou bonificação: seguros saúde, de vida e de assistência funeral, plano odontológico, ticket alimentação e vale transporte. Também eram feitas ações de marketing interno através do concurso de gerência de RH e marketing.

5. Análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com