TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Gestão De Pessoas

Projeto de pesquisa: Evolução Da Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O mundo sempre esteve, e sempre estará em constante mudança, e cada vez mais esse processo é acelerado. Trazendo assim um cenário instável para as organizações que tem que estar também em constante evolução para acompanhar a sociedade. A um ramo da empresa que sofre mudanças vertiginosas, a área de recursos humanos.

ERA INDUSTRIAL

Desde os primórdios da existência da vida o mundo passa por mudanças, e evoluções constantes. E a cada dia que passa isso ocorre de forma mais rápida e violenta.

Tendo como parâmetro o ser humano e sua sociedade, temos um exemplo perfeito desse aumento de velocidade nas mudanças. Enquanto a sociedade chamada de agrícola necessitou de cerca de 10 mil anos para evoluir para a indústria, a mesma precisou de apenas 200 anos para chegar até a era da informação.

A Revolução Industrial foi marcada pelas inovações tecnológicas, fato que sem duvida elevou a produção a outros patamares, porem não foi à única ferramenta utilizada para o aumento exponencial da produção. A política administrativa e organizacional é de suma importância para essa notada melhora. Nesse período tínhamos o que podemos chamar de administração dos recursos humanos. Os trabalhadores eram tidos como parte integrante das grandiosas máquinas, as preocupações se baseavam apenas em melhorar o tempo de produção e qualidade dos produtos ali produzidos. Henry Ford foi além, criando um modelo de produção que melhorou ainda mais o rendimento dentro de sua fabrica, ele determinava a posição de cada trabalhador que aguardavam as peças se deslocar pelas esteiras. Cada funcionário tinha apenas uma função dentro da linha de montagem, além disso, tinha que executar a tarefa em tempo determinado pela máquina ou comprometeria toda linha de montagem e era repreendido pelo gerente geral caso isso acontecera.

No ponto vista comercial era perfeito, porem esse modelo gerava limitação funcional do operário, causava alienação psicológica, pois não tinha noção alguma do todo. Sem mensurar os graves problemas físicos causados por movimentos repetitivos depois de uma longa jornada de trabalho. Essa realidade e retratada com brilhantismo no filme “Tempos Modernos”.

ERA PÓS-INDUSTRIAL

Em meados de 1950 entramos em uma nova era, a Era Pós-Industrial ou era da informação. Período marcado pela Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento da comunicação entre povos, e as tecnologias da informação.

Assim como na transação agrícola industrial, também existe uma serie de fatores que levaram a essa mudança na sociedade. O aumento da vida média da população, o desenvolvimento da tecnologia e a difusão da escolaridade e da informação. Nesse período o trabalho físico e feito por máquinas e o mental por computadores. E a incumbência dos homens agora é de ser criativo e ter ideias. O cenário socioeconômico também tem uma vertiginosa mudança, o setor de serviços ganha grande importância e consome boa parte da mão de obra. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com