TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE DESPESAS E PREÇOS

Tese: GESTÃO DE DESPESAS E PREÇOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

3ª Série

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS

Airton Silva- RA: 7701723275

Jorge Besckow - RA: 7981726682

Márcia Almeida – RA: 7375749612

Raul Cabral – RA: 8141747752

Carlos Eduardo de Paula Roncari RA: 7701633900

Osasco

2014

Sumário

Introdução 2

ETAPA 1 3

Diferenças entre tipos e métodos de custeio 4

ETAPA 2 5

ETAPA 3 6

ETAPA 4 8

Referências Bibliográficas 9

INTRODUÇÃO

Sabemos que atualmente um empresa para sobreviver em um mercado tão competitivo, desde, empresas de pequeno porte até as grandes indústrias devem ter em mente a importância do preço de venda para a eficácia e eficiência da empresa, no mercado atual, com uma concorrência desleal podendo te tirar do mercado.

Estas empresas devem, para formar seu preço de venda, saber o quanto ela desembolsará em custos para a produção e os gastos com despesas, para manter suas atividades em funcionamento, todos estes gastos são de principal fator para o preço de venda, e outros fatores de fundamental importância para formatar o preço de venda, são os impostos incidentes nas entradas e nas saídas dos produtos, e por último a mensuração da margem de lucro que se almeja pela empresa, e através deste lucro em que se demonstrará a rentabilidade/lucratividade da empresa.

ETAPA 1

QUAL O OBJETIVO DA GESTÃO DE CUSTOS?

O efetivo controle das atividades produtivas é condição indispensável para que qualquer empresa possa competir em igualdade de condições com seus concorrentes, hoje em dia. Sem este controle, ou seja, sem a capacidade de avaliar o desempenho de suas atividades e de intervir rapidamente para a correção e melhoria dos processos, a empresa estará em desvantagem frente à competição mais eficiente".

Tratando-se do controle de desempenho, cada vez mais as informações de custos assumem importância, exigindo que as estratégias estejam vinculadas às diferentes perspectivas de custos. Ou melhor, de acordo com o posicionamento estratégico, os custos assumem papéis distintivos, permitindo diferentes formas de atuação das administrações ( maior ou menor ênfase ao seu controle).

A gestão de custos, independentemente das técnicas a serem utilizadas, pode se transformar em fator diferenciador em relação a concorrentes, pares ou mesmo entre unidades de uma mesma organização.

GASTOS, CUSTOS E DESPESAS

Chamamos de gastos os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, de apoio a essas operações (inclusive de engenharia do produto), de venda ou de pós-venda.

Custos: Gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, á comercialização.

Despesas: Os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda e /ou administração.

CONTAS BÁSICAS NO PROCESSO DE CUSTEIO

Os componentes Básicos são os seguintes:

Recursos: São os elementos econômicos fundamentais de uma organização que são consumidos pelas atividades de uma empresa.

Processos e Atividades: Um processo é uma serie sistêmica de ações direcionadas para obtenção de um determinado resultado.As atividades são elementos dos processos ou unidades de trabalho.

Centro de atividades ou de processos: é um conjunto ou coleção de atividades relacionadas entre si, tais como as que são praticadas num determinado departamento funcional de uma empresa.

Direcionador de custos: Eles representam os pontos de ligação ou amarração entre os recursos e os processos e ou atividades.

Elementos de Custos: A parcela, parte ou proporção de um determinado recurso consumida por uma atividade representa um elemento de custo dessa atividade.

Objeto de Custeio: O objetivo final do processo de custeio á a alocação de recursos consumidos pela empresa aos objetos de custeio.

Direcionador de objetos: São métodos de alocação de atividades aos objetos de custeio.

DIFERENÇA ENTRE TIPOS E MÉTODOS DE CUSTEIO

A diferença entre os métodos de custeio relaciona-se com o grau de variabilidade dos gastos utilizados para cada um deles para apropriação dos produtos e serviços produzidos pela empresa.

Há 2 métodos de custeio:

Custeio por Absorção:

È aquele sistema que apura o valor dos custos e bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção.

Custeio variável ou direto:

È um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço.

ETAPA 2

PEPS Sigla traduzida para o vernáculo, o primeiro que entra é o primeiro que sai FIFO First in, First Out. À medida que ocorrem as vendas, ocorre às baixas no estoque a partir das primeiras unidades compradas, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos/compramos primeiro as primeiras unidades compradas/produzidas.

Justificando, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada no processo de produção o ou a ser vendida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com