TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação Tributária

Exames: Legislação Tributária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

1. O princípio da imunidade é a proibição dos entes públicos de criar tributos sobre certas pessoas, fatos ou coisas. Podemos, então, afirmar que a imunidade tem o mesmo conceito de isenção e não incidência? Justifique a sua resposta. (2,5 pontos)

A imunidade e a isenção distinguem-se em função do plano em que atuam. A primeira opera no plano da definição da competência, e a segunda atua no plano da definição da incidência. Ou seja, a imunidade é técnica utilizada pelo constituinte no momento em que define o campo sobre o qual outorga competência. Já a isenção se coloca no plano da incidência do tributo, a ser implementada pela lei (geralmente ordinária) por meio da qual se exercite a competência tributária.

Em contrapartida, a não incidência é a ocorrência de certos fatos que estão fora do campo dessa norma de incidência, não tipificados na lei, insusceptíveis de fazer gerar a obrigação tributária. Ou melhor, todos os fatos que não têm capacidade de gerar tributos estão no campo da não incidência.

2. A legislação tributária compreende todo o ordenamento jurídico que versa em parte ou no todo sobre os tributos. Cada tipo de lei tem uma utilidade e deve ser usada para cada tipo de situação. Em relação a isto, pesquise sobre este assunto e explique quais são as atribuições da lei ordinária. (2,5 pontos)

As leis ordinárias são as que criam os tributos (salvo as leis complementares). Esta lei possui como atribuições principais: a instituição de tributos ou sua extinção, a majoração de tributos ou a sua redução, a definição do fato gerador da obrigação tributária principal, a fixação da alíquota do tributo e de sua base de cálculo, as penalidades para as ações ou omissões contrária a seus dispositivos, ou para outras ações nelas definidas, as hipóteses de exclusão, suspensão e extinção de créditos tributários, ou de dispensa ou redução de penalidades.

3. A anistia é a exclusão do crédito tributário no que diz respeito a penalidades, como a multa. A anistia significa a não-incidência de penalidade sobre a ausência de recolhimento do tributo. Todas as infrações cometidas pelos contribuintes são passíveis de anistia? Justifique a sua resposta. (2,5 pontos)

A anistia pode ser concedida em caráter geral, incluindo punições, sem qualquer exigência. Pode também ser concedida limitadamente para: às infrações da legislação relativa a determinado tributo, às infrações punidas com penalidades pecuniárias até determinado montante conjugadas ou não com penalidades de outra natureza, à determinada região do território da entidade tributante em razão de condições a ela peculiares, à condição do pagamento de tributo fixado pela lei que a conceder.

4. Dentro da extinção e da exclusão do crédito tributário temos dois conceitos muito parecidos que falam sobre este assunto que são a remissão e a anistia. Qual a diferença entre estes dois conceitos e por que um é classificado como extinção e o outro, como exclusão? (2,5 pontos)

A exclusão ocorre exclusivamente em caso de promulgação de lei que determina a não-exigibilidade do crédito tributário por parte do sujeito ativo (Estado). As modalidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com