TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Planejamento e Controle de Produção (PCP)

Seminário: Modelo de Planejamento e Controle de Produção (PCP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Seminário  •  3.572 Palavras (15 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho busca apresentar um modelo de Planejamento e Controle de Produção (PCP) para a o conhecimento de um plano de produção confiável com recursos produtivos. Podendo assim considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para a integração da manufatura.

Pois quem não planejar, programar e controlar o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento. Para que isto não ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.

Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.

Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais.

Neste sentido, são demonstrados conceitos de séries temporais e médias ponderadas com o objetivo de realizar a previsão da demanda e, desta forma, permitir a liberação de ordens de produção, compra e montagem.

UTILIZAÇÃO DO PCP

Para que um sistema produtivo transforme insumos em produtos (bens e/ou serviços), é necessário pensar em termos de prazos, onde planos são feitos e ações são disparadas com base nestes planos para que, transcorridos estes prazos, os eventos planejados pelas empresas venham a se tornar realidade (TUMBINO, 2000). Um sistema produtivo será tão mais eficiente quanto consiga sincronizar a passagem dos diferentes níveis estratégicos da empresa para operações de produção e venda dos produtos solicitados. O ponto chave dessa definição é a necessidade gerencial de usar as informações para a tomada de decisões inteligentes (CORRÊA, 1993). Com base no planejamento e controle da produção (PCP), nos registros de controle de estoques e nas informações da engenharia, a programação da produção estabelece, no curto prazo, quanto e quando cada item é necessário à composição dos produtos finais deve ser comprado, fabricado ou montado. Porém, como a empresa possui recursos limitados de produção, é necessário realizar uma previsão de demanda de mercado, a fim de planejar a produção a longo, médio e curto prazo e elaborar planos de produção que sejam viáveis e que atendam ao máximo as necessidades de mercado com menor custo. A responsabilidade permanente do gerente de produção é melhorar o desempenho de suas operações (SLACK, 2002).

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O Planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a serem alcançados, o planejamento determina a priori o que se deve, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E ele é feito na base de um conjunto de planos.

Planejamento e Controle de Produção ou Planejamento e Controle da Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1°O que produzir?

2° Quanto produzir?

3° Onde produzir?

4° Como produzir?

5° Quando produzir?

6° Com o que produzir?

7° Com quem produzir?

Do ponto de vista acadêmico, os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividade de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção. No currículo de uma disciplina típica de PCP, destacam-se os seguintes tópicos:

- Previsão da demanda

- Planejamento da capacidade de produção

- Planejamento agregado da produção

- Programação mestra da produção

- Programação detalhada da produção

- Controle da produção

Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

Planejamento agregado da produção (PAP): visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

Programação mestra da produção (PMP): trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com