TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociações do processo de comunicação

Projeto de pesquisa: Negociações do processo de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade onde o sistema capitalista exige muito de cada indivíduo. A qualidade de vida em um mundo como esse se dá através de bons relacionamentos advindos de negociações antecedentes conforme corroboraAcuff (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidade”.

O estudo refere-se ao tema negociação, abordando conceitos de alguns autores, visto sua relevância em nossa sociedade. Tal atividade refere-se à disciplina Técnicas de Negociação, em específico a Atividade Prática Supervisionada que tem como proposta a busca de conhecimento das técnicas e estratégias em uma negociação e a importância da comunicação na mesma.

Inicialmente abordando os conceitos de negociação como sistema, seguido por um levantamento em equipe o qual apontamos as dificuldades e facilidades em uma negociação, seja ela com conhecidos (família, amigos etc.) ou não. Com base em leitura de materiais indicados, esclarecemos a definição para o processo de negociação como sistema e a importância da comunicação na mesma.

Conforme o capitulo 12 do livro “Negociações ao longo da vida” LEWICKI, Roy; HIAM, Alexander, foram estruturadas tabelas e um breve resumo sobre a teoriade como fazer negociação, fundamentada nos autores do livro e sobre um caso real; ambas as negociações para a compra de um carro novo, ressaltando e esclarecendo os aspectos importantes nesse processo.

Etapa 1

Passo 3

Grande parte da equipe acredita que há maior facilidade em negociar com pessoas da família e amigos, por haver um conhecimento prévio dos mesmos a negociação pode ser mais aberta, pois existi proximidade e relações. Quando negociamos com um conhecido temos mais informações da pessoa e da própria negociação, os interesses são mais visíveis, tornando-se uma transação mais flexível. por ex.: prazos e juros podem ser revogados. Já a minoria acredita ser mais difícil, quando há intimidade entre a família ou conhecida ocorre uma influencia,e isso pode levar a problemas, ou então falta de credibilidade com o negociador. Ex: o outro querer preço menor ou maior do que proposto no acordo.

Ao realizar uma negociação com alguém desconhecido é possível que haja um nível de dificuldade maior. A postura será diferente, como não conhecemos a personalidade da pessoa que estamos negociando existe um receio muito grande e isso pode prejudicar o processo. O que podemos dizer que seria o mesmo é o comprometimento, a importância e o interesse em atingir o objetivo.

Etapa 2

Passo 2

1. Com base nas leituras realizadas no Passo 1 e no que foi estudado em sala de aula, qual seria a melhor definição para o processo de negociação como sistema?

O ato de negociação é um dos princípios básicos de uma vida social harmoniosa, onde dois lados, ou mais, unem-se em questão sobre um ponto e interagem dividindo seus interesses, afim de que entrem em um ponto comum tendo como aproximação de suas divergentes visões. Diferentes focos são obtidos, pois, um dos dois lados pode deixar suas ambições, como também pode ser mais ambicioso, ou até mesmo deixar de lado e atender somente o ponto de vista do segundo envolvido.

Negociação não se trata apenas de produtos, pode ser envolvida em interesses, questões pessoais e casuais do nosso dia-a-dia.

Chegar a um ponto comum exige habilidade com barganha, que podemos oferecer outros artifícios além dos quais já estão envolvidos em questão, para que os dois lados saiam satisfeitos e concretizem o fim do negócio .

A negociação pode ser de curto, médio e longo prazo, segue alguns exemplos:

Curto: Os envolvidos chegam a um acordo brevemente de uma questão material, na qual é de fácil resolução, como a compra de um televisor, por exemplo.

Médio:A negociação de médio prazo é nomeada assim quando se estende até 12 meses, além dos pontos de visão dos envolvidos, influenciam também fatores econômicos, estatísticas de mercado, probabilidades e afins.

Longo: Negociações em longo prazo geralmente envolvemterceiros,esses podem ser investidores ou acionistas. Como o próprio nome diz leva-se um período maior que 12 meses para ter sua vigência finalizada e, para se manter, necessita de grande giro capital, assim os envolvidos no caso atraem investidores que poderão injetar capital e no fim da transação , ganhar em cima de sua aplicação.

2.Qual é a importância da comunicação na negociação?

Comunicação é extremamente imprescindível para que haja uma boa negociação, pois as partes necessitam esclarecer seus objetivos para chegarem a um acordo. Podemos dizer então, que a comunicação faz parte da negociação. Vale ainda levantar que existem vários tipos de comunicadores na mesma, entre eles estão, o catalisador, apoiador, controlador e analítico.

Passo 2

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO- ATPS- ETAPA 2 – TABELA 1 AUTOR DO LIVRO

INTEGRANTES DA EQUIPE: ALINE MIEDES, FRANCIELE AMORIM, JANYNI ALVES, LEONARDO PERES, NAHARA ZANARDI, PATRICIA BOLANI E VINÍCIUS ANDRADE.

NEGOCIAÇÃO ESCOLHIDA: A COMPRA DE UM CARRO NOVO

Características da negociação Desafios da negociação Dicas do autor Passos a serem tomados Perigos e aspectos de atenção

Tração nas quatro rodas. Comparação de preço (pesquisa). Não se distraia com modelos que não o atendem. Defina as especificações do carro. Cuidado com tentativas de aumentar encargos.

Porte. Ponto de desistência. Saiba o que quer. Saiba quanto poderá gastar.

Modelo Estabelecer/ cumprir objetivos. Especifique os opcionais e acessórios. Pesquise carros novos.

Tamanho do porta mala. Compare os preços. Verifique se a época é favorável para compra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com