TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Casos: RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Ética e Responsabilidade nas Organizações

Introdução

A face atual da economia capitalista criou um clima favorável ao surgimento de inúmeras interpretações – tanto otimistas quanto pessimistas – quanto ao futuro da sociedade do trabalho.

Acredita-se que bons resultados profissionais e empresariais devem resultar de decisões morais ou éticas e que ter padrões éticos pode significar bons negócios a longo prazo.

O empresário que obtém um rápido ganho financeiro tirando vantagens de clientes, fornecedores ou funcionários pode acusar lucro a curto prazo, mas a confiança que perdeu no processo jamais será restaurada em suas relações de negócios. O cliente desapontado passará a consumir os produtos da concorrência assim que aparecer uma oportunidade.

Falhas éticas degradam a imagem da empresa e a leva a perder clientes e fornecedores importantes, dificultando o estabelecimento de parcerias. Recuperar a imagem de uma empresa é tarefa muito difícil. Quando uma companhia age corretamente, o tempo de vida do fato na memória do público é de cinco minutos, mas a lembrança de uma transgressão à ética pode durar cinqüenta anos. A percepção do público tem um impacto direto sobre os lucros da empresa e a empresa que quiser competir com sucesso nos mercados nacional e mundial, terá que manter uma sólida reputação de comportamento ético.

Hoje, para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado, não basta só auferir qualidade a seus produtos ou serviços. Embora esse fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Ela engloba outros itens relacionados ao portfólio de uma empresa – e a ética é, notadamente, um desses principais itens.

Ética é o estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. É também o estudo dos costumes ou comportamentos considerados corretos. Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Essas regras morais são resultado da própria cultura de uma comunidade. Elas variam de acordo com o tempo e sua localização no mapa. A regra ética é uma questão de atitude, de escolha.

Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais:

1. Ser honesto em qualquer situação. A honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca.

2. Ter coragem para assumir as decisões. Mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.

3. Ser tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.

4. Ser íntegro. Significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos.

5. Ser humilde. Só assim se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com