TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Assistiva

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 8

 

Tecnologias Assistivas

Como oferecer uma vida independente e de inclusão social para um deficiente?

 

Professor: André Lazaro

Disciplina: Tópicos Especiais II

 

[pic 1]

 

 

 

Trabalho realizado por: Andreza Mello, Raphaela Reis e Yasmin Zogbi

 

 

 

 

 

Índice

 

1.   Introdução

 

2.   O que é Tecnologia Assistiva?

2.1          Conceito e descrição

2.2          Recursos

2.3          Serviços

 

3.   Objetivos da Tecnologia Assistiva

 

4.   Atuação da no Brasil

4.1         Problemas encontrados na implementação             no Brasil

5. Comunicação Alternativa

 

6.   Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva

 

7.   Legislação

8.   Considerações finais

 

9.   Referências Bibliográficas

 

 

 

 

1.   Introdução

O trabalho a seguir busca analisar a importância das Tecnologias Assistivas e seu desenvolvimento recente. Elas, vulgarmente conhecidas como TA’s, são tecnologias que visam proporcionar e ampliar as habilidades funcionais de pessoas com deficiência, promovendo, dessa forma, um aumento da inclusão desse público na sociedade e assim favorecer uma vida mais independente. Este trabalho tem como objetivo abordar esse tema e evidenciar as dificuldades de implementação do sistema no Brasil, assim como os desafios enfrentados pelos portadores, o desenvolvimento e crescimento recente, e sua ajuda para o grupo em questão, com um grande aumento do arsenal de produtos e recursos voltados para isso.

 

2.   O que é Tecnologia Assitiva?

 

2.1 Conceito e Descrição

 

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, que reúne técnicas, dispositivos e processos que podem fornecer assistência, reabilitação e melhorar a qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência. Possui uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências. É utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover uma vida independente e de inclusão.

De acordo com o Comitê de Ajudas Técnicas, no Brasil, a Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que possui o objetivo de promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

 

2.2 Recursos

Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.

Exemplos:

  • Código Braille

[pic 2]

  • Aparelhos auditivos

[pic 3]

  • O caso de Stephen Hawking

Stephen Hawking é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade, sendo hoje professor da Universidade de Cambridge, ocupando um cargo que já fora ocupado por renomados nomes, como o físico Isaac Newton. Hawking é portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura. A doença foi detectada aos 21 anos, e desde então ele perdeu quase todos os movimentos. A cadeira projetada para ele se tornou famosa pela grande gama de possibilidades que ela permite, como a de se comunicar, se locomover e até controlar aparelhos domésticos.

[pic 4]

 

3.3 Serviços

Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos. São prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos. Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como fisioterapia, fonoaudiologia, educação, medicina, engenharia, design entre outros técnicos de outras especialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (420.3 Kb)   docx (806.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com