TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Classica Fayol

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Classica Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  2.863 Visualizações

Página 1 de 8

Teoria Classica

1

Henri Fayol (1841-1925)

Foi um grande pensador e autor, e um dos fundadores da Teoria Clássica, de (1841-1925), engenheiro francês, nascido em Constantinopla, Turquia, e radicado em Paris – França, formado em engenharia de minas, foi contratado para trabalhar na empresa mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Passou toda a sua vida nesta corporação, aposentando-se como Diretor Geral, aos 77 anos. Em 1916, Fayol publicou o livro “Administração Geral e industrial” (Administration Industrialle et Générale) divulgando suas idéias, que estavam voltadas, ao contrário de Taylor (chão da fábrica), para a alta administração da empresa exigindo de quem a comandasse conhecimentos gerenciais.

Dedicou-se ao estudo das funções administrativas e das características que deveriam ter os chefes.

2

Entre os mais destacados representantes que contribuíram para a abordagem da organização administrativa encontram-se:

FREDERICK TAYLOR: Administração Científica (TAREFAS) , Estudo das rotinas produtivas e seleção do trabalhador, Incentivo salarial e condições ambientais de trabalho.

HENRI FAYOL: Teoria Clássica (ESTRUTURA) Divisão do trabalho gerencial, funções administrativas e “técnicas”, importância da Coordenação administrativa. Conceito de Linha e Staff

MAX WEBER: Teoria da Burocracia (ESTRUTURA). Normas e regulamentos garantem consistência. Racionalidade e formalidade da comunicação, impessoalidade e profissionalismo

ELTON MAYO: Teoria das Relações Humanas (PESSOAS). Estudo da Organização Informal (Homem Social), Motivação, Liderança e Comunicação. Dinâmica de Grupo e Mudança Organizacional

3

Dentro da teoria clássica de administração, a divisão do trabalho é o elemento comum mais importante para Fayol.

A Teoria Anatomista e Fisiologista – 1906, tinha como enfoque principal a maior eficiência, conseguida através da forma e disposição dos órgãos que compunham a estrutura organizacional, assim como as relações e funções no contexto global. O principal representante desta teoria foi o engenheiro francês Henri Fayol.

Fayol buscou elevar a eficiência ocupando-se da melhoria do processo por meio da melhoria do corpo social. Não interessava apenas a matéria-prima e as máquinas, mas, principalmente a função administrativa restringida ao pessoal.

Para Fayol a administração de um empreendimento era um processo estruturado que podia ser ensinado nas escolas e universidades. Esta é uma das importantes características da sua obra: a administração é um processo. E de tal forma isto é marcado que seu método, seus ensinamentos, sua escola é muitas vezes conhecida como: A Escola do Processo Administrativo.

O mérito principal de Fayol consiste no lançamento da idéia de que administração pode e deve ser ensinada e na introdução do raciocínio experimental nos domínios da administração.

Para Fayol, a administração, que comporta a aplicação de inúmeros conhecimentos e de muitas qualidades pessoais, é sobretudo a arte de lidar com os homens.

*

Fayol, em seu livro “Administração Geral e Industrial”, apresenta seis funções básicas que considera essenciais à toda empresa, que são as funções:

• Técnicas – produção de bens ou serviços da empresa;

• Comerciais – compra, venda e troca de bens;

• Financeiras – procura e gerenciamento de capitais;

• Segurança – proteção e preservação de bens;

• Contábeis – inventários, registros, balanços, custos e estatísticas;

• Administrativas – coordenam e comandam as outras cinco, constituindo-se na mais importante.

Com isso entendeu-se que para cada função definida anteriormente estavam inseridos os cinco atos administrativos. Apesar de cada função necessitar de várias pessoas com capacidade específica pertinente a função, tais como técnica ou financeira essas pessoas deveriam também ser treinadas de maneira organizada para o desempenho da função administrativa. Essa prática é utilizada ainda hoje.

4

Fayol definiu ainda que, o ato de administrar é composto de cinco atos ou funções administrativas, que devem ter uma seqüência lógica, porque o trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, e desse modo, as funções administrativas de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar faz parte exclusivamente da sua função.

Propôs ainda que as funções administrativas devessem estar separadas das funções operacionais, porque os dirigentes costumam negligenciar a administração, preocupados com os detalhes da produção em geral, e tornam-se incompetentes, pois pensam e agem como especialistas e não dão conta de suas responsabilidades de bem administrar o todo, que é a organização.

Estes são elementos que devem existir em qualquer trabalho, nível ou área de atividade de uma empresa. Tanto o diretor, gerente, chefe, supervisor...

Prever: visualizr o futuro e traçar o programa de ação.

Organizar: constituir o duplo organismo material e social da empresa.

Comandar: dirigir e orientar o pessoal.

Coordenar: ligar, unir harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.

Controlar: verificar que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens dadas.

5

A Administração como as demais ciências, deve se basear em leis ou princípios. Fayol (1975) definiu os “Princípios Gerais da administração” em:

1. Divisão do trabalho – especialização das tarefas e das pessoas para aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com