TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice De Liquidez

Pesquisas Acadêmicas: Índice De Liquidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/12/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento

Os índices de liquidez normalmente empregados são: Liquidez Imediata, Liquidez Corrente e Liquidez Seca. Todos eles relacionam bens e direitos com obrigações da empresa, por meio de uma operação de divisão.

Tais índices são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, isto é, constitui uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos. Essa capacidade de pagamento pode ser avaliada, considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.

Liquidez Imediata:

É obtido dividindo-se as disponibilidades pelo passivo circulante.

Este quociente relata quanto a empresa dispõe, imediatamente, para pagar dívidas de curto prazo. Com afirmação de Assaf Neto (2007, p. 190): Revela a porcentagem das dívidas a curto prazo (circulante) em condições se serem liquidadas imediatamente.

Liquidez imediata (LI) D i s p o n í v e l

Passivo Circulante

Liquidez Corrente:

É o quociente do ativo circulante dividido pelo passivo circulante.

Ele reflete a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo.

Segundo Iudícibus (2007, p. 91): Este quociente relaciona quantos reais dispomos, imediatamente, disponíveis e conversíveis em curto prazo em dinheiro, com relação às dívidas de curto prazo. É um índice muito divulgado e frequentemente considerado como o melhor indicador da situação de liquidez da empresa.

Liquidez corrente (LC) Ativo circulante

Passivo circulante

Liquidez Seca:

Tem como objetivo apresentar a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo sem levar em conta os estoques, que são considerados como elementos menos líquidos do ativo circulante. Após retirarmos os estoques do cálculo, a liquidez da empresa passa a não depender de elementos não-monetários, suprimindo a necessidade do esforço de “venda” para quitação das obrigações de curto prazo.

Para Gitman e Madura (2003, p. 195): “O índice seco (quociente ácido) é parecido com o índice de liquidez de curto prazo, exceto por excluir o estoque, em geral é o ativo circulante de menor liquidez.”

Liquidez seca (LS) Ativo circ. – Estoques

passivo circulante

Conclusão

Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa, é indicado o estudo dos índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices. Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores.

Os índices desse grupo são um sinalizador da sua capacidade de pagamento, demonstrando a situação financeira da empresa. Mostram a relação entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com