TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise de 29

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ  
CENTRO CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS  
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS  

CAMPUS BALNEÁRIO CAMBORIÚ DISCIPLINA DE HISTÓRIA DAS RI 

PROFESSOR: MSC. ITAMAR 

ALUNOS: LUÍS EDUARDO E JOHANNES SCHMIDT 

 

  1. Como a crise de 1929 resultou em parte das instabilidades políticas do entre guerras?

O enfoque econômico se sobressai como uma das principais causas. A primeira Guerra Mundial teve consequências trágicas no aspecto humano com cerca de 8,4 milhões de pessoas mortas e aproximadamente 21 milhões de feridos.

O período do entre guerras foi marcado por desemprego e miséria. E outro fruto da primeira Guerra foi a crise de 1929.  Grandes potencias passaram por um período recessivo após a Primeira Guerra Mundial. O parque industrial europeu praticamente destruído; houve a criação de um novo Sistema Monetário, saindo do Gold Standard Exchange (padrão ouro), com a saída do padrão ouro como sistema monetário, a mais prejudicada foi a Alemanha, pois essa saída levou ao aumento de dinheiro em circulação no país e o aumento dos preços. Após isso houve a criação do Bank of International Settlements (BIS) em 1930, onde um de seus papéis era administrar operações da extinta OCEE (Organização para as Cooperações Econômicas Europeias)

Com a destruição do parque industrial europeu, os países aliados passaram a se abastecer dos Estados Unidos e desta forma a economia norte americana cresceu significativamente no pós-Guerra. Porém não foi suficiente já que o período recessivo a partir de 1927 de países como Canadá e Inglaterra afetou também os norte-americanos, que de alguma forma aproveitaram-se deste momento e foram responsáveis pela quebra da Bolsa de Nova York. A quebra da bolsa aconteceu pois houve uma grande desvalorização das ações de muitas empresas, fazendo com que os donos das ações tentassem vender as suas ações, causando grande diminuição no preço das ações e fazendo com que os investidores perdessem muito dinheiro, muitos até mesmo passando de milionários para a classe pobre da noite para o dia. Também se pode notar o número enorme de declarações de falência e o aumento na taxa de desemprego que subiu para 30%.

Em suma, uma economia fragilizada tornou os países vulneráveis ou reféns, uma vez que estes não dispõem de recursos econômicos e poder político para negociar e fortalecer-se diante os outros.

Esta crise, também conhecida como a Grande Depressão, teve efeito por quase uma década. Foi com o governo do Presidente dos EUA, Franklin Roosevelt em 1933 tomou medidas ousadas para sair desta grande crise apresentando o programa “New Deal”(Novo Acordo)

  1. Como a crise intensificou fragilidades políticas e de segurança entre os Estados?

Sabe-se que a crise de 1929 foi um desastre para a economia mundial. Os países europeus ficaram destruídos após a Primeira Grande Guerra e estavam em período de reconstrução, principalmente grandes potencias como Inglaterra e Alemanha. Os EUA tornaram-se referência uma vez que não foram atingidos materialmente com a guerra e aproveitaram para crescer seu parque industrial e obter um enriquecimento financeiro artificial. Com isto houve uma grande dependência econômica por parte dos demais países para com o Governo norte americano. Após a crise da Bolsa em 1929 empresas americanas e europeias fecharam, tanto do ramo industrial quanto do agrícola, o desemprego aumentou, e assim então a crise econômica na Europa se intensificou, fazendo com que as pessoas perdessem fé nas instituições políticas que até ali regiam o poder, especialmente na Alemanha, onde a crise somada ao Tratado de Versalhes, que não foi nada como esperado pelo país alemão, levou o seu povo a buscar soluções extremas na política. O que acabou fazendo com que o nazismo ascendesse pois com a descrença popular no antigo regime alemão, deu forças a Hitler e seu regime totalitário que visava aumentar o poder alemão fazendo com que tivesse início a Segunda Guerra Mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com