TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria dos Jogos Aplicado a crise de mísseis em cuba

Por:   •  28/10/2016  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 3

A TEORIA DOS JOGOS APLICADO A CRISE DE MÍSSEIS EM CUBA

Victor Azevedo Filho

Centro Universitário Curitiba – Relações Internacionais- Rua Chile, 1.678– Fone (41) 3213-8700. CEP: 80220-181– Curitiba  - PR.

RESUMO

Neste artigo, será relatado um pouco sobre a teoria dos jogos, como sua criação, criadores, como funciona e com isso a aplicação desta teoria em relação ao evento das Relações Internacionais conhecido como a Crise de Mísseis de Cuba. Assim, será relatado um pouco de como poderia ser “calculando” as decisões e jogadas dos lideres na época.

Palavras-chave: crise dos mísseis – cuba – teoria dos jogos – relações internacionais

ABSTRACT

Within this article, it will be reported a little about the Game Theory, how it was created, the creators, how it works and with that explained how we can relate this theory to the missile crisis in Cuba. This way, it shall be reported within how we could “calculate” each leaders decisions and moves.

Keywords:  missile crisis – cuba – game theory – relações internacionais

1 INTRODUÇÃO

A teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada onde as situações são estudadas para que cada decisão tomada ou ação praticada tenha o melhor retorno possível para quem praticou levando em consideração o fato de você se por no lugar do outro para poder tomar a melhor decisão. A teoria dos jogos surgiu nos anos 30 do século XX com a intenção de ser usada no campo da economia, Segundo o livro de John Von  Neumann e Oskar Morgenstern, mas que acabou sendo usados em outros ramos, como ciência politica, ciências militares, filosofia etc.

Dentro da teoria, existem vários tipos de jogos para vários tipos de situações ou contextos adequado para aquela versão do jogo. Neste artigo, estarei analisando o Chicken Game, que é usado para descrever as ações na crise dos mísseis.

O Chicken Game, que vem do inglês, faz referencia as pessoas perdedoras e/ou fracas que são chamadas de “galinha” (chicken). Esse jogo é defindo quando existe dois jogadores e que estão em rota de colisão um com o outro e com isso possuem duas opções, desistir ou não desistir. O resultado é simples, os dois continuam e perdem tudo devido a colisão, um desiste e o outro sofre as consequências e deixa de ganhar obviamente e também quando ambos desistem mas ainda continuam com “tudo” que tinham antes.

2 FUNDAMENTAÇÃO

 O “jogo” começa quando Cuba tem o desejo de se aliar com a União Soviética por terem virado um país comunista. Com esse desejo de se alinhar com a URSS, o líder na época Nikita Kruschev, queria instalar mísseis em Cuba com o intuito de proteger a Cuba de outro ataque dos EUA e consolidar o comunismo naquele pais, o único Estado comunista no continente inteiro da América.  Com os EUA divulgando fotos, através de um vôo espião sobre cuba, que os soviéticos estavam instalando realmente os mísseis, o presidente dos EUA declarou a seu país que havia a possibilidade de um ataque nuclear por parte da URSS. Com esses fatos acontecendo, colocou em rota de colisão para a terceira guerra mundial, as duas superpotências vencedoras da segunda guerra mundial. Com essa rota já traçada, as consequências definidas seriam como o fim do mundo se esses jogadores tivessem seguindo em frente. Com o medo tomando conta, houve negociações ou a cooperação entre esses dois, que fez com que no final ambos desistem de seguir em frente com a rota de colisão, seguindo com o resultado de que ambos saem com “tudo” que já possuíam antes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com