TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Teorias Das R.I Para Estudo Das Organizações Internacionais

Monografias: Analise Teorias Das R.I Para Estudo Das Organizações Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Relações internacionais

Professora: Silvia Back

Aluno: Bruno

Disciplina: Organizações Internacionais

Resenha do texto: Contribuições teóricas para o estudo das organizações internacionais

• Realismo

Para os pensadores realistas os principais e únicos atores de importância do sistema internacional são os Estados, que sempre agirão de acordo com suas necessidades, em busca pelo poder e segurança, caracterizando a anarquia do sistema.No caso das OIG's são consideradas irrelevantes, pois não possuem poder suficiente e nem autoridade supranacional para fazer suas decisões serem cumpridas pelos Estados, que optam por obedecer as regras e normas impostas somente quando lhe convém.

• Liberalismo

No liberalismo a constante interdependência entre os Estados,os fazem buscar a cooperação no sistema internacional,estreitando alianças e formulando acordos.As OIG's têm papel fundamental,pois agem como agentes reguladores entre os Estados,diminuindo o grau de incerteza e o medo de trapaças em futuras negociações,creditando credibilidade as nações que cumprem seus acordos e constrangendo e negativando aqueles que não o fazem.

• Funcionalismo

O funcionalismo busca criar uma rede de organizações transnacionais,onde hábitos de cooperação seriam instituicionalizados em áreas mais técnicas,como nas esferas econômicas e social,onde o interesse comum surge mais facilmente.As organizaçãoes internacionais visariam buscar soluções concentrando somente no aspecto técnico,ultrapassando a lealdade nacional de seus membros,onde esse processo de cooperação poderia ser assimilado na esfera política.

• Neofuncionalismo

O neofuncionalismo trata do princípio de cooperação visto na teoria funcionalista,porém ele trata do princípio de uma integração regional,e a existência de um orgão supranacional que elevaria o nível de cooperação na busca dos interesses comuns.Para os neofuncionalistas os atores centrais no processo de transformaçãos,são as instituições regionais,tais como partidos políticos,sindicatos,e outras instituições que possuem certa influência na tomada de decisões.

• Marxismo

Parte da idéia da realidade social como uma totalidade,e o conflito não opera apenas entre Estados,mais dentro e através dos mesmos.Ao contrário do realismo, para os marxistas a anarquia não é uma característica do sistema internacional,e sim está associada ao capitalismo. O mundo é regido por uma classe social predominante que empõe seus ideais para os demais, utilizando inclusice as OIG' como ferramenta de propagação.As OIG's funcionam como um mecanismo para formar alianças entre as potências capitalistas,dominando os Estados nas periferias do sistema.

• Cosmopolitismo

O cosmopolitismo trata de uma pensamento unitário, na busca pelo bem comum,onde uniriam as esferas domésticas e internacionais.Os cosmopolistas acreditam que as organizações políticas devem ser regidas com base nos princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com