TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Finanças Corporativas

Por:   •  6/6/2018  •  Tese  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

Finanças corporativas

  1. Qual é o objetivo do estudo de finanças?

Tem como objetivo, preservar e melhorar o patrimônio líquido, manter o desenvolvimento da corporação, analisando opções viáveis para conseguir recursos, evitando gastos e encontrando a melhor maneira de fazer novos investimentos.

  1. Quem são os investidores?

Acionistas, sócios e contribuintes, ou seja, alguém que busca retorno com o dado investimento.

  1. Afinal, o que buscamos com o estudo das finanças das empresas?

Principalmente buscamos uma correta administração, mantendo a transparência nos registros, pois uma gestão bem controlada melhora o resultado da companhia.

  1. Como representamos ativos?

Segundo Sprouse & Moonitz (1962, ARS n. 3 ) "Ativos representam benefícios esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente passada".

Acredito que essa seja a definição mais próxima do que acredito ser a representação de um ativo.

  1. Por que representamos ativos dessa maneira?

Essa representação demonstra o potencial de serviços que o ativo tem em relação aos direitos adquiridos pela companhia.

  1. Há alguma forma melhor, igual ou pelo menos razoável de representar ativos que possibilite análises administrativo-financeiras e as suas consequentes decisões?

Acredito que a melhor maneira ainda é a demonstração clara nos registros financeiros.

  1. Por que é importante identificar o ambiente antes de fazermos um investimento?

Todo investimento é um comprometimento de dinheiro ou de outros recursos, por isso, não deve ser feito por impulso ou de maneira irrelevante, mas sim através de uma análise detalhada, para que seus resultados futuros justifiquem seu custo e sua implementação traga lucro.

  1. Em quais aspectos um ambiente externo pode afetar a empresas?

O mundo muda a todo momento, as corporações atuam em um entorno que pode ser até certo ponto previsível, mas todos sabem que os fatores externos influenciam de maneira poderosa o desenvolvimento da empresa.

Nós como gestores precisamos estar sempre muito atentos as novidades, principalmente no que se refere a tecnologia e inovação.

 Unidade 1 

  1. Como é o comportamento dos investidores em relação ao risco?

Os investidores no geral possuem aversão ao risco.

  1. Quais seriam os seus possíveis comportamentos perante o risco?

Os três possíveis comportamentos dos investidores perante ao risco são: aversão, neutralidade e propensão ao risco.

  1. Por que achamos que o investidor tem um determinado comportamento e não outros?

O comportamento dos investidores é determinado pelo retorno que ele terá em um dado investimento, sendo assim, quanto maior o risco do investimento, mais retorno ele exigira.

Quanto menor for o risco, menor será o retorno esperado.

 Unidade 2

  1. O que significam as siglas CAPM e CMPC?

CAPM significa: (Capital Asset Pricing Model : Modelo para precificação de ativos financeiros).

CMPC significa: (Custo Médio Ponderado do Capital).

  1. Para que servem?         

 O modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model – Modelo de Precificação de Ativos Financeiros) é uma fórmula financeira utilizada para determinar a taxa de retorno (não é possível ter 100% de certeza dos cálculos, pois o mercado é volátil).

 O modelo CMPC (Custo Médio Ponderado do Capital) mostra qual a taxa mínima de remuneração que servirá de base para a decisão do investimento pelo investidor, levando em consideração os custos do capital próprio e de terceiros.

  1. Quais são as suas diferenças?

CAPM leva em consideração a sensibilidade do ativo ao risco de mercado (representado pelo índice beta).

CMPC leva em consideração o custo do capital de terceiros, a alíquota do IR, o peso da dívida de terceiros na composição de capital, o custo do capital próprio e o peso da dívida própria na composição de capital. 

  1. O que é uma e o que é outra?

CAPM mostra que, em um mercado competitivo, o prêmio de risco varia na mesma proporção que o Risco não diversificável (Beta).

CMPC  é obtido pelo custo de cada fonte de capital (próprio ou de terceiros), representado por sua respectiva participação na composição de financiamento da empresa.

Questão 1

No ambiente das Finanças, o conceito de risco não mantém qualquer vínculo com ideias que envolvam a possibilidade de algo dar certo ou dar errado, de se ter lucro ou prejuízo, mas está relacionado — única e exclusivamente — à probabilidade de obtenção de um resultado diferente do esperado. Identifique os três grupos por meio dos quais se classificam os comportamentos do investidor em relação ao risco.

Comentário: Há possíveis três comportamentos do investidor perante ao risco: aversão ao risco, neutralidade e propensão ao  risco.

Questão 2

O projeto Silver tem uma taxa livre de risco — risk free (RF) — de 8% ao ano, e a taxa esperada de retorno do mercado (Erm) é de 12,8% ao ano. O risco relativo beta (β) adequado ao risco do investimento no projeto Silver é 1,5. Com base nessas informações, pode-se chegar à conclusão de que a taxa de retorno anual adequada ao risco do projeto Silver é de:

a) 15,2%.

b) 16,8%.

c) 18,2%.

d) 20,8%.

Ks=Rf +Bs(Erm-Rf)

Ks=0,08+1,5(0,128-0,08)

Ks=0,152

Ks=15,2%

 

 

 

 

 

Questão 3

Sebastian deseja implantar o projeto Ambiente-se, o que requererá capital total de R$ 3.000.000,00.

Os sócios desse projeto aportarão R$ 1.200.000,00, e o restante necessário será obtido via capital de terceiros, por meio de uma taxa de juros de 20% ao ano. A alíquota do imposto de renda (IR) é 20%, e os sócios esperam receber uma taxa de retorno anual de 30%.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que o custo médio ponderado do capital (CMPC) do projeto de Sebastian é, ao ano, igual a:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com