TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva de produção ou curva de transformação

Tese: Curva de produção ou curva de transformação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 4

1) e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Por que as necessidades humanas são ilimitadas e sempre surgem novas buscas ou querer enquanto os recursos ou fatores de produção são escassos. Por isso existe a necessidade de escolha entre alternativas de produção e distribuição de resultados, vendo isso chegamos às quatro perguntas que são: O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

Existe a possibilidade de existir um aumento da quantidade física de fatores de produção, isso dado a uma função de melhor aproveitamento dos recursos já existentes, isso pode surgir no progresso tecnológico, na maior eficiência produtiva e organizacional das empresas e melhoria no grau de qualificação da mão-de-obra.

3) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

A razão do formato côncavo da curva de possibilidades de produção é porque os custos de oportunidades são crescentes. Tendo em vista que os produtos cada vez são menos utilizados em novas finalidades com indução a ficarem obsoletos. Assim aumenta se o grau de sacrifício, já que os fatores de produção são especializados em uma determinada linha de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos.•.

4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

Sabemos que o fluxo real da economia só existe com a presença da moeda, que é utilizada para financiar ou sustentar os fatores de produção e como também os bens e serviços. De forma paralela temos o fluxo monetário da economia.

Imaginando um sistema sem interferência do estado, temos os agentes econômicos que são as famílias e as empresas. Então segue se As famílias que são proprietárias de fatores de produção e os fornecem às empresas, através do mercado dos fatores de produção, por sua vez As empresas, através da combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias por meio do mercado de bens e serviços.

5) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Bens de Capital: utilizados na fabricação de outros bens, e não se desgastam totalmente no processo produtivo. Exemplo: Máquinas, Equipamentos e Instalações.

Bens de Consumo: são conduzidos de forma direta ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser classificados como duráveis, isso de acordo com sua durabilidade, (geladeiras, fogões, automóveis) ou como não durável (alimentos, produtos de limpeza).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com