TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento triádico sintético / intuitivo

Tese: Pensamento triádico sintético / intuitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

No campo do Direito ainda prevalece a lógica formal, segundo a qual se coordenam os fatores da ordem social nos limites do paradigma cartesiano. Entretanto, já não é novidade para nenhuma ciência as limitações da visão de mundo cartesiana. No que diz respeito aos sistemas jurídicos, a falta de regulagem proporcional eficaz das forças sociais entrópicas ou neguentrópicas enseja os extremos, como, por um lado, a anarquia, o caos, os enfrentamentos civis, a competição desenfreada, os saqueios e pilhagens, as guerras de partidos, ideologias e grupos de todo tipo, etc.; por outro lado, a ditadura, o fascismo político, religioso, o monopólio ou oligopólio econômico, a informação do pensamento único, a burocracia, etc. Em suma, por um lado há a instabilidade, por outro a tirania.

As dificuldades no trato das questões jurídicas já começam nas tentativas de se estabelecer conceitos e procedimentos, e seguem presentes nos esforços para formulação de normas gerais e abstratas ou de normas concretas.

Pensamento triádico sintético/intuitivo

O pensamento intuitivo é uma forma de pensamento caracterizada pelo uso da intuição. Diz-se que um indivíduo pensa intuitivamente quando, tendo trabalhado por muito tempo sobre um problema, repentinamente encontra a solução, para a qual, porém, tem que descobrir uma prova formal. Por outro lado, diz-se que um indivíduo é um bom matemático intuitivo se, quando outros lhe apresentam problemas, é capaz de, rapidamente, dar indicações muito boas sobre se algo é deste ou daquele modo, ou sobre qual será a mais fecunda abordagem de um problema, entre as várias possíveis.

O pensamento analítico é uma forma de pensamento com objetivo de explicar as coisas através da decomposição em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas, e uma vez entendidas tornam possível o entendimento do todo. O comportamento do todo é assim explicado pelo comportamento das partes. Estas partes, em geral, podem ser relatadas a outra pessoa por aquele que pensa.

Foi Jerome S. Bruner quem mais destaca a importância da distinção entre pensamento analítico e intuitivo.

Pensamento triádico analítico/lógico

Este pensamento se processa relativamente com plena consciência da informação e das operações que implica. Pode envolver raciocínio cauteloso e dedutivo, muitas vezes utilizando matemática ou lógica e um explícito planejamento de ações. Ou pode envolver um processo gradativo de indução e experimento, empregando princípios de técnica de pesquisa e de análise estatística.

O pensamento analítico também é central na solução de problemas. Para solucionar problemas é preciso subdividí-los em problemas menores, que recebem soluções particulares. Supõe-se que uma vez solucionados os problemas menores estará solucionado o maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com