TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RI e o documentário "The Fof of War"

Por:   •  11/9/2017  •  Artigo  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 5

Documentário: The fog of war – Sob a névoa da Guerra

Katlen Carvalho da Silva – 3° período – manhã

O documentário Sob a Névoa da Guerra, gira em torno da vida de Robert Mcnamara, primeiro CEO da Ford que não fazia parte da família, depois foi Secretário da Defesa dos EUA de 1961 a 1968, presencia contexto de Crise dos Mísseis, Guerra Fria, Guerra do Vietnã. Durante todo o vídeo as ações de Robert Mcnamara foram questionadas, explicadas, justificadas. Analisando percebe-se a tendência da postura realista nas ações tomadas pelo ex-secretário da defesa norte-americano e consequentemente pelo governo na época.  

O principal teórico do realismo moderno é o autor da obra Política entre as Nações, Hans Morgenthau. Ele defende os Estados unitários sendo as vozes das respectivas nações no cenário internacional, como os principais atores desse sistema internacional. Os Estados são racionais, agem a partir de princípios egoístas, pensando em seu interesse nacional, porém ele não acredita que esse interesse seja algo estático e sim algo definido por interações entre influências internas e externas, e o significado desse interesse é afetado pelas tradições políticas e culturais do Estado, é racional, para maximizar seus benefícios, e garantir a sobrevivência, a integridade do território perante o sistema e a soberania como Estado-Nação. Defende também a ideia de balança de poder no qual os Estados devem entrar em equilíbrio.

Observando os Estados Unidos da América, somente pelo documentário vê-se que as tendências eram realistas, no qual os EUA estavam dispostos a bombardear o Japão, invadir o Iraque, comprar guerra com a União Soviética para impedir que o comunismo se espalhasse pelo mundo, reduzindo seu poder como potência e ameaçando a Nação norte-americana. Nessa época o Estado estava abandonando a política de isolacionismo para focar no internacionalismo. No qual o foco era em promover a paz e a segurança para o globo, apoiar governos democráticos, conter governos comunistas.

Os 11 princípios mostrados no documentário confirmam a semelhança com a teoria realista:

  1. Sinta empatia pelo inimigo
  2. Racionalidade não irá nos salvar. (Ao exemplo de Mcnamara os dois homens racionais que quase destruíram o mundo: Fidel Castro e Krueshev situação da Crise dos Mísseis)
  3. Existe algo superior a uma pessoa.
  4. Maximize a sua eficiência. (Analisar as operações para torna-las cada vez mais eficientes. Para descobrir pontos fracos do adversário e enfraquece-lo)
  5. Proporcionalidade deve ser uma meta da guerra. (A cada cidade conquistada uma foi destruída, ou seja, a balança de poder)
  6. Consiga informação.
  7. Acreditar e ver muitas vezes estão errados.
  8. Esteja preparado para reanalisar seu pensamento.
  9. Para que o bem seja feito, você pode ter de fazer o mal.
  10.  Nunca diga nunca.
  11. Você não pode mudar a natureza humana.

        Sentir empatia pelo inimigo é fundamental para saber como ele pensa, quais os seus pontos fracos, onde é o melhor ataque. Qual a melhor forma para ganhar a guerra mais eficientemente defendendo seus interesses nacionais, independente de qual será o dano para o Estado perdedor.

No ponto 3, é exatamente sobre o aspecto moral descrito anteriormente, há mais do que uma pessoa, há o interesse de uma nação. E se for interesse para essa Nação em questão no caso do documentário os Estados Unidos invadir o Vietnã e entrar em guerra então é isso que ocorrerá, mesmo que fira a soberania do outro Estado, mesmo que mate muitas pessoas, tudo para que o comunismo não se infiltrasse pelo globo em defesa da democracia.

Robert também fala sobre proporcionalidade na guerra, no ponto 5, pensando em um contexto de Segunda Guerra Mundial sobre os bombardeios no Japão o documentário mostra que o objetivo principal deles era evitar a temida invasão por terra das ilhas principais do Japão, que seria custosa em número de vidas americanas, o bombardeio em Tóquio na noite que ocorreu matou mais de cem mil pessoas. Durante o desenrolar do documentário ele vai falando sobre preservar a vida dos americanos e de quantos soldados morreram nessas operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com