TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sétima Instrução Grau de Aprendiz Maçom

Por:   •  20/3/2023  •  Dissertação  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  1.939 Visualizações

Página 1 de 4

Á G D G AD U

Aug e Resp Loja Simb “Chequer Nassif” Nº169

Or de São Bernardo do Campo, 25 Outubro 2021

EV

                                                                             

V M 

Ir1º Vig 

Ir 2º Vig 

Meus IIr 

 

S

S               S

Trabalho do grau de Apr M 

Tema: Sétima instrução

Ir Arthur Moya

Sétima Instrução

Enfim chegamos a sétima e última Instrução do grau de Aprendiz. A etapa antes de ser elevado para companheiro, um grande passo para começar minha escalada do plano físico ao plano espiritual. Tendo em vista que, como Aprendiz, recebi outras instruções que me puseram a par dos símbolos e emblemas pertinentes ao meu Grau atual.

Esta instrução basicamente disserta sobre a numerologia, ciência pouco difundida e divulgada, mas, de grande valor para o estudo dos planetas, do universo, das cores, de tudo que ocorre na vida. Nos conecta ao entendimento e conhecimento da simbologia dos primeiros quatro números: 1,2,3 e 4, pelo qual, vi como estes números além do alto valor simbólico que representa, mostram verdades misteriosas e profundas, ligadas intimamente à própria simbologia das alegorias e emblemas que, em nossos Templos se apresentam à nossa vista.

Confesso que na instrução dada, dentre os mistérios e simbologias apresentados dos números, o número 2 foi o que mais me atraiu para disserta-lo. Fiquei intrigado pelo fato do número 2 (dois) ser um número terrível, um número fatídico, o símbolo dos contrários e, portanto, da dúvida, do desequilíbrio e da contradição. E, por conta disso eu não deveria me aprofundar no estudo deste número, pois eu poderia enveredar pelo caminho oposto ao que deveria seguir.

O proibido nos atrai não é mesmo? Mas lembrando da nossa abertura em loja, o que sempre o Ir:. 1º Vig:. diz? Pois bem, vamos cavar essa masmorra aos vícios profanos.

Bom, vencendo meus vícios de pesquisar o proibido, passando pelo número 1 que significa início e/ou recomeços, é o princípio dos números. Representa a unidade de Deus, o Pai, o poder supremo, uma unidade que só existe pelos outros números. Portanto único e absoluto, pulamos para o número 3.

A figura do número 3 em loja no grau de Aprendiz, é uma constante que podemos sempre observar na Marcha, na Bateria, e na idade do Aprendiz Maçom, sendo assim um número essencial para ter o aumento de salário e nos tornar Companheiros.

Como Maçom é primordial que devemos estudar a fundo temas da arquitetura da idade média e da antiguidade em geral, agregar conhecimentos da Cabala nas Obras de Arquitetura e Arqueologia. Na trajetória da história podemos observar que os povos antigos usavam em seus monumentos o uso emblemático e simbólico dos números e de suas fórmulas como medida.

Podemos estudar sobre as pirâmides, onde sua forma, medidas e orientação obedecem a razões poderosíssimas como verdade.

Além desses estudos, temos a distância entre a Terra e o Sol, a direção do meridiano terrestre e o valor entre a circunferência e seu raio. Dentre as curiosidades envolvidas no número 3, podemos citar por exemplo na espiritualidade que é considerado como a união entre o corpo, o espírito e a mente, representando, portanto, pessoas que procuram manter o equilíbrio. O número 3 é a união dos números 1 e 2, resultando na multiplicidade, na interação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (197.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com