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A Teologia Sistemática

Por:   •  10/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  16.142 Palavras (65 Páginas)  •  624 Visualizações

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CAPITULO I

Unidade I – A ciência da Teologia

  1. Definição de Teologia

  1. Definição Etimológica

A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam “Deus” e “palavra”, a saber: θεος (teos = Deus) + λογος (logos = palavra, discurso). Combinadas, temos a palavra “teologia”, que significa “estudo de Deus”.

  1. Definição Técnica

A definição de teologia mais comum, especialmente em nossos dias, é de que ela é a ciência da religião. “Religio” é então consideração, observação devota, especialmente do que pertence ao culto e serviço devidos a Deus.

Agostinho e Lactânio derivam a palavra de religare, religar é aquilo que nos liga a Deus. Subjetivamente, é a necessidade interior de união com Deus.

A palavra “sistemática” se refere a algo que colocamos em um sistema. Teologia sistemática é, então, a divisão da Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas. Por exemplo, muitos livros da Bíblia dão informações sobre os anjos. Nenhum livro sozinho dá todas as informações sobre os anjos. A Teologia Sistemática coleta todas as informações sobre os anjos de todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema: Angelologia. Isto é a Teologia Sistemática: a organização de ensinamentos da Bíblia em sistemas de categorias.

A Teologia Sistemática I visa estudar a origem e estrutura da palavra escrita (bíblia), ou seja, a ciência da Bibliologia.

Bibliologia é o estudo sobre a Palavra de Deus, é também conhecida como Isagoge (termo grego que significa conduzir para dentro), e tem como objetivo introduzir o estudante nos mistérios revelados pelo Senhor Deus através das Sagradas Escrituras. Dessa forma, Bibliologia é o estudo dos assuntos inerentes à Bíblia. Essa matéria auxilia o estudante a desvendar a Palavra de Deus, a obter compreensão sobre a Bíblia e, é indispensável a qualquer área da Teologia, elucidando inumeráveis fatos bíblicos. Um dos pontos mais importantes da Bibliologia é o estudo do milagre bíblico, ou seja, a forma impressionante com que os textos foram escritos, preservados e trazidos até os tempos atuais.

  1. Métodos de Estudo da Teologia

Toda ciência tem seu próprio método, determinado por sua natureza peculiar. Estes métodos são os princípios que devem controlar as investigações científicas. Se uma pessoa adota um falso método, ela é semelhante a alguém que toma uma estrada errada que jamais a levará a seu destino. Os dois grandes métodos abrangentes são o “a priori” (sua forma de argumentar parte, da causa para o efeito) e o “a posteriori” (sua forma de argumentar parti do efeito para a causa). Os métodos que se têm aplicado ao estudo da teologia podem ser reduzidos basicamente a três categorias: a Especulativa, a Mística e a Indutiva.

  1. No Método Especulativo a especulação decide sobre toda a verdade, ou determina o que é verdadeiro a partir das leis da mente. Neste método espera-se que o homem creia não na autoridade de Deus, mas na autoridade da razão. Toda a verdade precisa ser descoberta e estabelecida por um processo do pensamento. Caso se admita que a Bíblia contenha alguma verdade, que seja só até o ponto em que ela coincide com os ensinos da filosofia.
  2. Enquanto o processo especulativo busca inteiramente na razão a base de toda sua investigação, argumentação e conclusões, o Método Místico, em direção oposta, entende que devemos entender a Deus e os fatos a Ele atribuídos partindo dos sentimentos. Neste método presume-se que Deus, por sua comunicação imediata com a alma, se revela através das emoções e por meio ou na forma de intuições da divina verdade, independente do ensino externo de Sua Palavra; e é essa luz interior, e não as Escrituras, que devemos seguir; ou, através da consciência e sentimentos religiosos, onde, quando mais profundos e mais puros forem estes, mais clara é a percepção da verdade.
  3. Método Indutivo, segundo esse método, para chegarmos ao verdadeiro conhecimento de Deus, é essencial que venhamos a aplicar o método de indução, isto é ter um pensamento ou raciocínio que serve de indício e base para chegar a uma conclusão ou causa, ou seja, o teólogo deve iniciar seu estudo teológico com base em um raciocínio ou princípio, como por exemplo: Deus existe e Ele se manifestou em Sua Palavra. Assim como o estudante da natureza passa a perceber, reunir e a combinar os fatos, da mesma forma o teólogo deve se propor a perceber reunir e combinar os elementos da revelação divina. O teólogo deve ser capaz de perceber as leis que regem os fatos da revelação divina por este mesmo processo de averiguação e classificação. A Bíblia é para o teólogo o que a natureza é para o cientista, ela é seu depósito de fatos.

  1. Áreas da Teologia

A teologia tem os fatos da Escritura por seu tema, tem suas áreas distintas e naturais, são elas:

  1. A Teologia Propriamente Dita: Inclui todo o ensino referente ao ser e os atributos de Deus; a tríplice personalidade da Deidade; a relação de Deus com o mundo, ou os decretos e suas obras da criação e da providência.
  2. A Antropologia: Inclui a origem e a natureza do homem; seu estado original e prova; sua queda; a natureza do pecado; o efeito do primeiro pecado de Adão sobre si e sobre sua posteridade.
  3. A Soteriologia: Inclui o propósito ou plano de Deus em referência a salvação do homem; a pessoa e obra do redentor; a aplicação da redenção de Cristo ao povo de Deus, sua regeneração, justificação e santificação; e os meios de graça.
  4. A Escatologia: O estudo das doutrinas que dizem respeito ao estado da alma após a morte; a ressurreição; o segundo advento de Cristo; o juízo geral o fim do mundo; o céu e o inferno.
  5. A Eclesiologia: inclui a ideia, ou natureza da igreja; seus atributos; suas prerrogativas e sua organização.
  6. Bibliologia: Estuda a Bíblia como palavra de Deus; a revelação; a inspiração, o processo de canonicidade etc.
  7. Hamartologia: Estuda a natureza do pecado; sua extensão na vida dos homens etc.
  8. Cristologia: Faz referência a pessoa de Cristo, sua encarnação; seus atributos como ser divino, estados de exaltação e humilhação etc.
  9. Pneumatologia: diz respeito a pessoa do Espírito santo como terceira pessoa da Trindade; sua personalidade; seu ministério; seus dons concedidos aos homens, atributos divinos etc.

Unidade II – Bibliologia - Desenvolvimento Histórico Da Bíblia

  1. A Importância e Necessidade das Escrituras

A Bíblia é o único livro na história da humanidade que revela a Deus, ou ainda, que é a palavra do próprio Deus. As demais obras não conseguem provar por si próprias que tem como autor o Senhor de todo o Universo. Somente a Bíblia conta a maior história de amor, jamais revelada de outra forma, a não ser a do Senhor Jesus Cristo, para salvação da humanidade. Somente a mensagem da Bíblia é capaz, na direção do Espírito Santo, conduzir o homem em todas as áreas de sua vida: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios (...), antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Sl 1.1,2).

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