TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Religioso

Artigo: O Ensino Religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Artigo  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 3

O Ensino Religioso começa com o descobrimento quando o Brasil torna-se colônia de Portugal. Os índios, que viviam aqui antes da vinda dos primeiros portugueses, foram os primeiros habitantes do país e o ensino tem tudo a ver com eles. Em 1549 os padres Jesuítas da Companhia de Jesus vieram para cá com a ordem para construir colégios e ensinar os índios e filhos de colonos portugueses a ler e a escrever.

A alfabetização era uma oportunidade de convencer a população a viver de acordo com os costumes europeus. Por isso os alunos aprendiam os ofícios de carpinteiro, ferreiro, sapateiro e outros. Os principais colégios ficavam na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Os principais jesuítas eram os padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta.

Como os primeiros professores eram padres católicos, as aulas eram aproveitadas para divulgar a fé católica entre os alunos. Isso só mudou quando, em 15 de novembro de 1890, um ano após a proclamação da república, intelectuais republicanos conseguiram a separação da Igreja e o Estado. No debate entre católicos e republicanos, o governo da época manteve o Ensino Religioso, mas as aulas não seriam ministradas mais por padres. Nessa época 80 por cento da população era católica.

Em Santa Catarina, a partir de 1970, o Ensino Religioso deixa de ser exclusividade da Igreja Católica. Nasce o Conselho de Igrejas para o Ensino Religioso (CIER) e as aulas tornam-se cristãs ecumênicas.

A última alteração no Ensino Religioso aconteceu em 1996 com a criação do Conselho do Ensino Religioso de Santa Catarina (CONER/SC) formado por membros de diferentes religiões. Hoje ele abrange todas as culturas religiosas.

Questões: (1) Quem eram os jesuítas e como introduziram o ensino no Brasil? (2) Quem freqüentava as escolas nesta época? O que aprendiam? (3) Qual era a religião oficial do Brasil Colonial e Imperial? Por quê? (4) Como eram as aulas de Ensino Religioso no Brasil Colonial e Imperial? (5) Que transformações aconteceram no Ensino Religioso de Santa Catarina a partir de 1970? (6) Como devem ser as aulas de Ensino Religioso hoje?

TERMINOLOGIAS, CONCEITOS E DEFINIÇÕES NO ENSINO RELIGIOSO

O Ensino Religioso ou ciência da religião trata do conhecimento religioso. Esse conhecimento vem das próprias pessoas, pois todos somos religiosos. Não quer dizer que sejamos obrigados a freqüentar igrejas, rezar e orar. Antes de pertencer a esses lugares ou não, todos somos capazes de sonhar, querer a felicidade, desejar coisas boas para a vida. Cada dia o homem supera os limites: como não pode voar, faz aviões, por exemplo. É o fenômeno religioso, ou seja, o homem é insatisfeito com a sua condição, ele transcende.

Já houve um tempo em que as pessoas queriam separar as pessoas dizendo que somente aquele que faz suas "obrigações de fé", como pertencer à uma igreja ou ler a Bíblia todos os dias, poderia considerar-se uma pessoa verdadeiramente religiosa. O interesse em saber como funciona o fenômeno religioso na sociedade, nas religiões e até no dia-a-dia de cada pessoa é um assunto para o Ensino Religioso.

Outro detalhe é que em tudo existe um pouco de religião. Na história, na arte, na língua portuguesa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com