TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estatuto da Criança e do Adolescente

Por:   •  14/8/2023  •  Ensaio  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Justificativa

O Estatuto da Criança e do Adolescente é bem claro quando pressupõe em suas medidas específicas de proteção a integração da criança e do adolescente em programa comunitário ou de auxílio à família. [1]

        No entanto, muitas famílias desconhecem essa determinação do Estatuto e acabam negligenciando a participação em programas sociais oferecidos para auxiliar na formação de seus filhos. O Estatuto aponta para a família como primeira agencia social para efetivação dos direitos referentes à vida, a saúde, educação, cultura, esporte e lazer[2]. Nosso intuito é trazer uma proposta que incentive o corpo de Cristo a fazer a diferença na comunidade em que esta inserida. A igreja indo até a escola de sua região levando o amor de Cristo e despertando famílias a compreenderem a sua participação na educação de seus filhos.

        Diante desse contexto, o projeto propõe ações que viabilizarão a participação das famílias na comunidade em vivem. Através de uma proposta sócio-educativa queremos levar as crianças, adolescentes e seus familiares a um novo projeto de vida. Nosso intuito é levar os participantes do programa a conhecerem a Cristo e a serem agentes de mudança na própria comunidade em que moram.

        As ações do projeto viabilizam esta normativa através de atividades que possibilitam um atendimento de co-educação, preservação dos vínculos familiares e atendimento personalizado em pequenos grupos.

        Sendo a infância e a adolescência um período em que o indivíduo apreende algo do ambiente adulto em que nasceu e se prepara para ocupar, neste ambiente o seu próprio lugar, vê-se no processo de aprendizado, a possibilidade de discussão com os pais, de assuntos como: família, suas funções, discussão sobre o futuro das crianças, planejamento familiar, visando, antes de qualquer coisa o resgate dos vínculos familiares desses sujeitos.

        O trabalho em grupo será uma das alternativas a serem colocadas em prática, pois, o homem cresce, aprende e vive em grupo, ou seja, o grupo faz parte de toda a sua vida. É no grupo e na interação que esse oferece, que o homem repensa pontos de vista e ação, podendo modificar-se e conscientizar-se.

        As atividades com as crianças possibilitarão a compreensão da importância de um projeto de vida e facilitarão o resgate dos vínculos familiares. Serão atividades que terão um período de no máximo 3h30, com encontros semanais.

        Será apresentado às famílias e às crianças um programa intitulado: “Programa PAP”[3], com uma proposta sócio-educativa, levando-os a interagirem ao meio em que vivem e a encontrarem através dos valores da Palavra de Deus um projeto de vida que os auxilie a desfrutar uma melhor qualidade de vida.

        Estamos cientes do compromisso que estaremos assumindo diante da escola e da comunidade, queremos através do nosso trabalho transmitir amor, respeito, comunhão, compreensão e aprender com as experiências de vida de cada criança, adolescente e adulto.

Objetivo Geral

Utilizando uma proposta sócio educativa visamos através de voluntários cristãos dar orientação espiritual e companheirismo a crianças carentes, levando-as a  interagirem de forma positiva no meio em que vivem,  possibilitando a compreensão da importância de um  projeto de vida baseado na Palavra de Deus.

Objetivos específicos

  • Desenvolver uma proposta evangelística e sócio educativa através de oficinas de música, artesanato, horta, culinária, dança, esportes e língua estrangeira.
  • Cooperar com a renda familiar oportunizando as famílias a confecção de trabalhos artesanais.
  • Formar um Espaço da Família realizando palestras abordando temas sobre criação de filhos, relacionamento conjugal, planejamento familiar, cuidados com o corpo, alma e espírito, possibilitando assim o resgate dos vínculos familiares.

                        Queremos através do Programa PAP (Pessoas Aprendem Participando) desenvolver atividades com as crianças, adolescentes e seus familiares utilizando para isso oficinas sócio-educativas em grupos. As mesmas serão acompanhadas por uma equipe de voluntários, que aos finais de semana desenvolverão as atividades num período de 2h30. Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

a) MOMENTO DE REFLEXÃO (30min.): nessa atividade as crianças e os adolescentes irão conhecer o amor de Deus para conosco através dos valores da Palavra de Deus.

b) CONHECIMENTOS GERAIS (30 min.): essa atividade despertará a criança e adolescente a serem agentes de transformação na comunidade em que vivem. Através de uma roda de conversa buscando refletir a respeito de temas como drogas, violência, maus-tratos, cuidados com o meio ambiente etc., queremos levá-los a interagirem de forma positiva na comunidade em que estão inseridos.

c) PRÁTICA (1h30min.): Através de oficinas sócio-educativas iremos desafiar cada criança e adolescente a praticarem os ensinamentos apreendidos.

        Oficinas sugeridas:

- Música: para crianças e adolescentes, nosso intuito é descobrir novos talentos e habilidade instrumental através de instrumentos musicais. Ex.: flauta, violão, etc..

- Artesanato: despertando a criatividade e geração de renda. Nessa atividade as crianças, adolescentes e familiares irão confeccionar vários materiais artesanais, utilizaremos sucatas e material reciclável para essa atividade.

- Horta: criaremos na própria escola uma horta para que as crianças e adolescentes cuidem e possam levar para suas casas os recursos obtidos na mesma.

- Culinária: através de uma nutricionista, ou alguém que entenda a respeito de qualidade de vida e boa saúde desenvolver atividades culinárias com as crianças. Ex.: reaproveitamento de alimentos, pão de queijo, bolo, macarrão, bolacha, etc.. Para essa oficina será preciso utilizar à cozinha da escola para que as crianças possam praticar a culinária saudável.

- Dança: visa incentivar a liberdade de expressão corporal através da coreografia. Nessa oficina trabalhamos a auto estima de cada participante e a convivência em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (436.7 Kb)   docx (415.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com