TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCÍPIOS DE DEUS JAMAIS SERÃO MUDADOS POR ERROS HUMANOS

Por:   •  24/9/2020  •  Artigo  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

OS PRINCÍPIOS DE DEUS JAMAIS SERÃO

MUDADOS POR ERROS HUMANOS

Marcos 10.1-12

Introdução (v. 1-2)

1Partindo dali, foi Jesus para a região da Judéia e para o outro lado do Jordão. E, outra vez, grande multidão chegou-se a Ele e, como era seu costume, passou a ensinar as pessoas ali reunidas.

2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus e, para colocá-lo à prova questionaram: “É permitido ao homem separar-se de sua esposa?”

No texto de hoje temos um tema que causa ainda bastante desconforto em nossa sociedade, seja ela evangélica ou não, o mundo tem vivido em constante conformidade com práticas contrárias a Palavra de Deus, o mundo acultura-se com muita facilidade as novas tendências. Nosso texto não é um debate sobre o divórcio ou debate sobre o casamento. O texto aborda como Ideia Central que: OS PRINCÍPIOS DE DEUS JAMAIS SERÃO MUDADOS POR ERROS OU VONTADE HUMANA.

A Bíblia, para cada geração que passa, vai se tornando menos relevante, bem creio que é importante falarmos que Deus não muda em sua palavra ou propósito. Deus é imutável.

Marcos 10 não narra os milagres realizados por ocasião do debate de Jesus com os fariseus, conforme Marcos 19, mas destaca o ensino de Jesus quanto a um problema sem solução humana que se arrastava há anos. Os fariseus, em todo tempo confrontaram Jesus nos diversos princípios e tradições judaicas e esta era mais uma oportunidade. Jesus aproveita o ensejo para ensinar sobre o casamento sob uma nova perspectiva. O versículo 2 encerra com uma pergunta capciosa, a velha pegadinha.

Minha intenção é focar no texto de Marcos, não trago polémica, estamos seguindo uma sequencia textual, então Marcos 10 trás luz sobre:

  1. As Tradições do Homem; (v. 3-5)

3Inquiriu-lhes Jesus: “O que lhes ordenou Moisés?”

4E eles replicaram: “Moisés permitiu que o homem desse à sua mulher uma certidão de divórcio e a mandasse embora”. 5Esclareceu-lhes Jesus: “Moisés vos deixou escrita essa lei por causa da dureza dos vossos corações!”.

Geralmente muitos cristãos tem a mesma prática que os fariseus, criam um princípio religioso mais fraco, usam este princípio como doutrina, porém tudo não passa de dogmas religiosos, o divórcio é um dos temas mais discutidos da Bíblia.

Os fariseus já tinham uma opinião formada sobre a questão do divórcio. A intenção daqueles homens era trazer ideias controvérsias sobre Jesus. As vezes buscamos respostas para os problemas da vida e não encontramos, para muita coisa que acontece a nossa volta, não encontraremos uma resposta direta na Bíblia, mas como cristãos temos que ter a sensibilidade espiritual para seguirmos a Bíblia de forma moral e ética.

O que acontecia era que por quais quer motivo mandavam a mulher embora, se não cuidavam da casa, repudio, não cozinhavam, repúdio, encontravam outra que julgavam mais bonita, repúdio, Moisés para frear utilizou de preceitos dogmáticos para virar lei.

Duas frases no texto precisam chamar nossa atenção: “O que lhes ordenou Moisés?” “Moisés vos deixou escrita essa lei por causa da dureza dos vossos corações!”.

A Lei escrita por Moisés foi entregue por Deus, porém ao longo dos anos e dos acontecimentos Moisés foi criando “decretos”, Deus os permitiu, mas não livrou o homem das consequências de seus erros, o divórcio pelos princípios divinos é um erro, porém Deus através de suas Misericórdia concede ao homem um resgate, seu amor e perdão através de Cristo.

Em segundo lugar Jesus trás luz sobre:

  1. Os Princípios de Deus são Imutáveis; (6-9)

6Entretanto, no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’.

7‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa,

 8e os dois se tornarão uma só carne’. Dessa forma, eles já não são dois, mas sim uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, não o separe o ser humano!”.

O texto sobre o divórcio tem outros textos paralelos; em Mateus 5 e 19, e no Velho Testamento Deuteronômio 24.1. A intenção dos fariseus era colocar Jesus contra a Lei. Se Jesus dissesse que era lícito, ele afrouxaria o ensino de Moisés sobre o divórcio. Em Mateus o texto nos mostra um complemento da pergunta dos fariseus “É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?” (Mt 19.3). Em Deuteronômio 24.1 “Quando um homem tiver esposado uma mulher e formalizado o matrimônio, mas pouco tempo depois descobrir nela algo que ele reprove e por isso deixar de querê-la como esposa, ele poderá dar à sua mulher uma certidão de divórcio e mandá-la embora”.

O que Jesus faz é focar em Deus, onde está o princípio da lei, assim como Ele nos ensina o amor ao próximo ele também nos ensina o valor da união entre homem e mulher. “Mas não tem sido assim desde o princípio”

Enquanto os fariseus estavam inclinados a mergulhar no tema divórcio, Jesus estava focado no tema casamento. Se nós entendêssemos mais as bases bíblicas do casamento, teríamos menos divórcios. Nesse texto Jesus lança os quatro grandes pilares do casamento como instituição divina:

Se a resposta de Jesus fosse sim, eles acusariam Jesus de estar promovendo a destruição da família. Se Jesus respondesse não, eles acusariam Jesus de contrariar a concessão dada por Moisés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com