TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantaem Mecanica

Artigo: Vantaem Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

Boa noite a todos,

Hoje em dia as novas tecnologias vem crescendo em um patamar muito devastador, e através disso, o mundo se torna cada vez mais competitivo no mercado tecnológico.

Pensando em ser um País desenvolvido, é necessario investir em novas formas de se tornar um país sustentável, através disso podemos afirmar que um pais sustentável teve ter:

*um poder econômico estável;

*um mercado tecnologico abrangente;

*meios de transportes de ultima geração;

Mas não é apenas visando o mercado, também temos que pensar no meio ambiente e nas novas gerações. Até alguns anos atrás se utilizavam muito das fontes não sustentáveis como exemplos: combustíveis fósseis como Petróleo, carvão e gás natural.

Com isso é impossivel deixar de lado novas formas de energias renováveis que não prejudique o meio ambiente, a sociedade e futuras gerações.

Essas novas formas de energia renováveis podem ser classificadas como: hidrelétricas, eólicas, geotérmicas, dos mares e ondas, solares.

Nós estaremos comentando sobre essas novas formas de energias no Brasil.(inicio dos slides)

O uso corrente da eletricidade iniciou-se no Brasil em 1879, na mesma época em que ocorreu na Europa e Estados Unidos, logo após o invento do Dínamo e da lâmpada elétrica. A primeira unidade produtora de energia no Brasil foi a usina termelétrica instalada em Campos, no ano de 1883, com a potência de 52 kW.

No entanto, em 1939, o número de empresas se tinha elevado a 1.176, às quais pertenciam 738 hidrelétricas, 637 termelétricas e 15 usinas mistas. Sobre o total de 1.044.738 kW, as hidrelétricas detinham 85% da capacidade instalada, ou 884.570 kW. Não havendo ainda instalações para transmissão de energia a grandes distâncias, o mercado brasileiro estava dividido territorialmente entre duas grandes empresas.

No Brasil, a eletricidade é predominantemente hidráulica, mas é gerada também em termoelétricas que utilizam carvão mineral, óleo combustível e fissão nuclear. Os impactos causados pela energia elétrica, quase não são percebidos, pois as transformações ambientais ocorrem antes que a energia chegue até nós.

Porém existem alguns impactos:

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR USINAS HIDRELÉTRICAS

• Alteração nos recursos hídricos

• Interferência no clima local

• Interferência nos solos e recursos minerais

• Interferência na qualidade das águas

• Interferência na vegetação

• Interferência na fauna aquática

• Interferência na fauna terrestre e aérea

• Interferência nos aspectos rurais

• Interferência na saúde pública, saneamento, habitação, infraestrutura

• Interferência nas comunidades indígenas, grupos étnicos

IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR USINAS TERMELÉTRICAS

• Emissões aéreas de material particulado: problemas respiratórios, interferência na fauna e flora, cheiro irritante, efeito estético ruim

• Emissão de óxidos de enxofre: problemas respiratórios, cardiopulmonares, interferência na fauna e flora, acidificação de chuvas

• Emissão de dióxido de carbono: contribuição para o efeito estufa

• Emissão de óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e monóxido de carbono: chuvas ácidas

• Percolação das águas das chuvas nas áreas de estocagem: contaminação do lençol freático, dos cursos de água, elevação do ph, metais pesados, sólidos dissolvidos

• Sistemas de resfriamento da águas: interferência na fauna e flora aquáticas

• Sistema de remoção das cinzas pesadas

• Resíduos sólidos do processo: minas e usinas

• Pirita

Os setores do Brasil consomem:

As indústrias, que são responsáveis por 39%;

Poderes Públicos e Transportes19%

Comércio e os Serviços com 8%

O restante distribuído entre outros segmentos, destacando-se o meio rural

O Brasil é o décimo maior consumidor mundial de energia elétrica do mundo. De acordo com a agência, 45% da energia total produzida no Brasil é originária de fontes renováveis, enquanto a média nos países ricos segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é de apenas 8%.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de energia hidrelétrica, atrás da China.

Brasil quer usar mais fontes de energia renováveis

A energia hidrelétrica, principal fonte de energia no Brasil – responde por 84% da matriz -, é extremamente poderosa e já se provou eficiente.

O problema é que, segundo especialistas, a construção dos reservatórios afeta os ecossistemas dos rios. As estruturas também são grandes e caras para serem construídas.

A energia eólica vem gerando grande interesse nos últimos anos, mostrando-se uma das fontes de energia que mais crescem.

No Brasil são produzidos 22 MW de energia eólica. O Brasil é um dos países de grande potencial eólico, com os chamados "ventos educados" – constantes e lineares -, que podem ser facilmente explorados sem desgastar as turbinas.

O potencial brasileiro em longo prazo é de 70 mil MW, o equivalente à matriz hidrelétrica nacional.

A energia solar pode ser coletada por células fotovoltaicas, adaptadas à necessidade do usuário.

É possível construir um sistema para aquecer a água de uma casa, por exemplo, ou sistemas maiores, para abastecer comunidades ou gerar energia para um posto de saúde.

O custo da energia solar vem caindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com