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Vestimentas Dos Judeus

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Por:   •  24/9/2013  •  6.265 Palavras (26 Páginas)  •  1.224 Visualizações

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O modo de se vestir dos israelitas mudou aos poucos no decorrer dos séculos.Notemos a evolução de cinco artigos básicos de vestuário.

Deus fez vestimentas para Adão e Eva. "Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu" (Gênesis 3:21). Esta vestimenta (Hebraico, kethon)era uma camisa simples feita de pele de animal.Mais tarde, os hebreus começaram a fazer camisas de linho ou de seda (para pessoas importantes). Assim, lemos que José usava "uma túnica talar de mangas compridas" (Gênesis 37:3), que a ERC traduz como "túnica de várias cores".

Embora o kethon tenha permanecido como costume do povo comum, outra forma de vestido chamada simlah entrou em moda. Sem e Jafé tomaram esta vestimenta para cobrir a nudez de seu pai (Gênesis 9:23). A princípio, os israelitas faziam a simlah de lã, porém mais tarde usava-se pêlo de camelo. Tratava-se de uma vestimenta exterior semelhante a um lençol grande com um capuz, e os judeus a usavam como roupa de frio. Os pobres a usavam como vestido básico de dia e como capa de noite (Êxodo 22:26-27).

Em casa, em ocasiões especiais, os israelitas usavam o beged Isaque e Rebeca vestiram seu filho Jacó com esta roupa, que eles consideravam a melhor (Gênesis 27:15). Os israelitas consideravam o beged um distintivo de dignidade do usuário, e era usado por membros distintos de famílias importantes. Depois de instituídos os rituais do templo, os sacerdotes passaram a usar o beged.

O quarto artigo de vestuário, o lebhosh (que significa "vestir"), era de uso geral. Contudo, com o tempo tornou-se uma vestimenta exterior tanto para os ricos como para os pobres. Assim, diz a Bíblia que Mordecai usava um lebhosh de pano de saco (Ester 4:2), enquanto um lebhosh mais requintado podia servir de "veste real" (Ester 8:15). O Salmista referiu-se a esta vestimenta quando escreveu: "Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica deitam sortes" (Salmo 22:18).

Finalmente, a addereth era usada para indicar que o usuário era uma pessoa de importância (Josué 7:21). Esta vestimenta era também um tipo de capa ou abrigo exterior. Tal capa ainda é usada hoje por muitos na Palestina, sem levar em conta sua posição social.

Esses exemplos demonstram como mudou o uso de certas vestimentas à medida que mudou a sociedade judaica. E a manufatura dessas vestes mostra a disponibilidade de diferentes materiais têxteis em cada época da história.

Este artigo analisará quatro diferentes aspectos do vestuário dos tempos bíblicos ― o tecido, o vestuário masculino, o vestuário feminino, e o vestuário dos sacerdotes. Notaremos também o uso que a gente do Oriente Próximo fazia de jóias e cosméticos.

TIPOS DE TECIDOS

Gênesis 3:7 diz que Adão e Eva perceberam que estavam nus e coseram folhas de figueira e fizeram "cintas" ou "aventais" (hebraico, hagor).Então o Criador fez para Adão e Eva vestes de peles, antes de expulsá-los do jardim do Éden (Gênesis 3:21). Mais tarde, entraram em uso vários tecidos para roupas.

A. Linho.O linho, feito da planta do mesmo nome, e cultivada especialmente para esse fim, era um dos mais importantes tecidos para os israelitas. Antes de os israelitas conquistarem o país, os cananeus já o usavam (Josué 2:6).

O linho era um tecido versátil, podendo ser grosseiro e espesso, ou muito fino e delicado. O linho fino e quase transparente dos egípcios gozava de alta reputação. Também faziam eles linho grosseiro, tão pesado que podia ser usado para tapetes ou para cobrir o chão.

Os tecidos de linho fino eram usados pelos que desfrutavam de posições sociais elevadas ou de riqueza (cf. Lucas 16:19), e os tecidos grosseiros eram usados pela gente comum. Os egípcios vestiram José com linho fino quando o fizeram seu governador (Gênesis 41:42).

As cortinas, o véu e os reposteiros do tabernáculo hebreu eram feitos de linho fino (Êxodo 26:1, 31, 36), como o eram as cortinas e reposteiros da porta do átrio e do próprio átrio (Êxodo 27:9; 16, 18). A estola e o peitoral do sumo sacerdote continham linho fino (Êxodo 28:6, 15). A túnica, o cinto e os calções que todos os sacerdotes usavam também eram feitos de linho branco de fina qualidade (Êxodo 28:39; 39:27-28).

O material mais usado para as vestes interiores, ou roupa de baixo, dos judeus era o linho. As vestes sepulcrais de Jesus eram feitas deste tecido. Diz a Bíblia que José de Arimatéia "baixando o corpo da cruz envolveu-o em um lençol [de linho fino] que comprara (Mc 15:46). O linho branco fino também era símbolo de pureza moral (Apocalipse 15:6).

B. Lã.Os judeus usavam a lã de ovelha como o principal material para roupas. Os mercadores da cidade de Damasco, na Síria, encontraram na cidade portuária de Tiro um mercado pronto para sua fina lã (Ezequiel 27:15). A lã é um dos mais antigos materiais usados para roupa tecida.

A lei de Deus não permitia que os israelitas fizessem vestimentas de uma mistura de lã e linho (Deuteronômio 22:11). Esta lei tinha diversos outros preceitos correspondentes ― tais como não semear semente de duas espécies num mesmo campo, ou não arar com junta de boi e jumento (Levítico 19:19). Talvez essas leis expressassem simbolicamente a idéia de separação e simplicidade que caracterizavam o antigo povo de Deus. Por outro lado, as vestes do sumo sacerdote eram feitas de tal mistura. Portanto, a mistura pode ter sido considerada santa e imprópria para a vestimenta comum.

A lã continuou sendo um dos principais materiais têxteis. Na verdade, a economia das terras bíblicas dependia grandemente dela.

C. Seda. Ezequiel 16:10, 13 descreve a seda como um tecido de grande valor. As palavras hebraicas para este pano eram sheshí e meshí. Alguns eruditos pensam que o termo encontrado em Provérbios 31:22 (sheshí) refira-se ao linho fino. Não sabemos se os egípcios usavam seda, mas os chineses e outros asiáticos a usavam nos tempos do Antigo Testamento. Certamente a seda chegou às terras bíblicas após a conquista de Alexandre, o Grande (cerca de 325 a. C). Mas pode ter chegado à Palestina mais cedo, visto que Salomão comerciava com os países vizinhos, possíveis produtores deste tecido.

A fina qualidade e a cor viva dos tecidos aumentavam-lhes o valor, de modo que a seda mantinha uma importante posição no mundo antigo. Os amantes do luxo da "Babilônia" (Roma?) do Novo Testamento prezavam muito a seda (Apocalipse 18:12). Em data tardia como o ano 275 de nossa era, os artigos de seda pura valiam o seu peso em ouro.

D.

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