Língua Portuguesa / A NOTICIA E O RELATO NAO O FATO

A NOTICIA E O RELATO NAO O FATO

Pesquisas Acadêmicas: A NOTICIA E O RELATO NAO O FATO
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  15elielmacunha  30 setembro 2013
Tags: 
Palavras: 343   |   Páginas: 2
Visualizações: 54

A NOTICIA E O RELATO NAO UM FATO

A-) A notícia não é um discurso neutro. Nela é mostrado o fato de uma maneira onde a argumentação, a discussão e a reação do interlocutor junto ao locutor são enfatizadas. Tendo assim uma certa opinião e pensamento crítico perante a notícia, diante do fato. Ou seja, a crítica junto ao fato é colocado em evidência pelo locutor, que pode ou não transmiti-la colocado sua opinião, ou opinião de outros dando força ao seu argumento.

B-) .O relato é "Índio Americanizado.

.O fato é "Morales toma Cola-Cola durante a manifestação.

Daí é mostrado a diferença das duas, em que o relato, é onde a opinião e crítica são colocadas em evidência, e o fato é o que realmente aconteceu.

QUESTÃO 2

A força que um enunciado ou uma notícia tem é muito grande. Nelas podem desencadear várias reações no interlocutor, sejam elas, positivas ou negativas.

A opinião do locutor fica bem clara tanto no texto da peça publicitária do Jornal Folha de S. Paulo, quanto no artigo de Luciano M. Costa que compara o Jornal o Globo com o jornal Folha de São.Paulo.

Trecho do texto publicitário: "É possível contar um monte de mentiras, dizendo só a verdade. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com a informação e o jornal que você recebe Folha de S.Paulo. O jornal que mais se compra, E o que nunca se vende.

Trecho do artigo Lições de um Jornalismo Tendencioso, de Luciano Martins após relatar um enunciado de uma notícia do jornal Globo, comparando o mesmo, com o Jornal Folha de S.Paulo: "Agora, observe o leitor a versão da Folha de S.Paulo. O título da Folha diz o seguinte: " Crise piorou status de 4,2 milhões de brasileiros". Ou seja, um título absolutamente pessimista.(...)"

QUESTÃO 3

Sim. Pois ele se define como a própria doença, apesar de ele mesmo dizer também que a doença não o define e que ele não é só ela. Ou seja, passou a ideia de que apesar de sofrer com a esquizofrenia, o mesmo tem outras características e qualidades qu

e sobressaem a doença .... ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias