Língua Portuguesa / A Melhor E A Pior Coisa Do Mundo

A Melhor E A Pior Coisa Do Mundo

Dissertações: A Melhor E A Pior Coisa Do Mundo
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  migoes  22 abril 2013
Tags: 
Palavras: 477   |   Páginas: 2
Visualizações: 198

PROJETO DE OFICINA PEDAGÓGICA

Tema da Oficina:

Projeto: Oficina de “JOGOS”

Público-Alvo:

Crianças de 03 á 06 anos de idade.

Responsáveis pela oficina:

Professores de classe.

Duração:

1h30min

Justificativa:

É uma oficina que atrai a faixa etária de idade dessas crianças. È uma oficina que faz com que as crianças raciocinem e interagem com o seu professor.

Objetivos:

As atividades executadas nesta oficina têm como objetivo estimular determinadas inteligências. Esta oficina é a oferta de tempo e espaço para a execução de diversas atividades.

O objetivo desta oficina é trabalhar através dos jogos a inteligência lógico-matemática, ou seja, os conceitos matemáticos. A apresentação dos conceitos matemáticos deverá acontecer de forma lúdica. Os jogos são instrumentos valiosos, pois podem ser manipulados de diversas formas pelas crianças.

Conteúdos:

Os jogos poderão ser:

DIRIGIDOS- Com uma regra proposta pelo professor. Ex: Classificar blocos lógicos por cores. (Com uma intencionalidade educativa)

EXPLORATÓRIOS- Manuseados, oferecem ao jogador diversas opções de construção. Ex: Encaixes (A própria utilização do brinquedo poderá levar as crianças a situações desafiadoras, na qual ela poderá descobrir novos conceitos.

INTEGRATIVOS- Jogos que contam com a participação de um grupo. Ex: Jogo da memória.

Os conceitos matemáticos visam à classificação, comparação, inclusão, seriação, discriminação visual, orientação espacial etc.

Estratégias:

Nas oficinas serão oferecidas sempre uma atividade livre e outra dirigida, uma é tão importante quanto à outra, pois trabalha a liberdade, mas também o saber ouvir e entender o que se pede. Para as crianças menores (berçários, todas as atividades serão livres e de manuseio sendo os estímulos os próprios materiais e o educador deverá observar e interferir algumas vezes, solicitando algo para a criança.

Recursos:

Poderá ser utilizado o espaço mais amplo da escola, como o pátio, po

r exemplo, mas que seja um ambiente fora da sala de aula, levar os jogos para serem desenvolvidos e adaptar a turma de maneira que todos possam ter a sua vez de participar desta oficina.

Desenvolvimento:

Esta é uma oficina diagnóstica, uma vez que os brinquedos permitem uma reconstituição de situações vividas na realidade da criança. O brincar livremente permite que a criança exteriorize situações que às vezes lhe angustiam. A observação é importante e a interferência somente ás vezes, pois a insistência e direção do adulto poderão atrapalhar, porém isto não significa que o educador deva estar alheio ao momento do brincar. Sempre que solicitado pela criança faça parte da brincadeira dela.Para que o ajude a montar.E ao final desta oficina a criança terá vivido momentos alegres de maior diversão e ao mesmo tempo terá contribuído para a sua educação.

Cronogramas de jogos usados na oficina:

Encaixes.

Jogo da memória.

Blocos lógicos.

Lego.

Dominó.

Avaliação:

O professor te ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias