Negócios / Administração

Administração

Artigos Científicos: Administração
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  diegoadm66  25 junho 2013
Tags: 
Palavras: 2154   |   Páginas: 9
Visualizações: 183

PASSOS

Passo 1

Ler os artigos a seguir indicados, que abordam os conceitos sobre Consórcio Modular.

• RESENDE, A. et al. Consórcio Modular: o novo paradigma do modelo de produção. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP, Anais. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLlcG42Zi1wMTdKZ1E>. Acesso em: 17 abr. 2012.

• BUENO, M.; VENDRAMETTO, O.; ALISANCIC, A. O Consórcio Modular como fator de competitividade: um estudo de caso na Volkswagen Resende e São Bernardo do Campo. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGET. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLldS01aWZKVFZfZTQ>. Acesso em: 17 abr. 2012.

Passo 2 (Equipe)

Debater em equipe os tópicos principais dos artigos mencionados no passo anterior.

Passo 3 (Aluno)

Assistir ao vídeo a seguir indicado, sobre o Consórcio Modular da Volkswagen.

• Automotive Business TV. Consórcio Modular Volkswagen. Disponível em: <https://docs.google.com/file/d/0B4KJIlejzlLlMlg3YlcxYXpOMzQ/edit?pli=1>. Acesso em: 17 abr. 2012.

Passo 4 (Equipe)

Elaborar um relatório contendo os principais conceitos sobre o Consórcio Modular, bem como um resumo dos artigos mencionados no Passo 1 e do vídeo citado no Passo 3, que demonstram um estudo de caso sobre o consórcio modular da Volkswagen. Identificar as estratégias de manufatura da empresa em estudo, fazendo um paralelo com o capítulo sobre o Produto. Esse material deve contar com no mínimo duas páginas e no máximo cinco páginas e ser formatado de acordo com o indicado no item Padronização desta ATPS.

CONSÓRCIO MODULAR - CONCEITO

No consórcio modular, os fornecedores, também chamados modulistas, estão instalados dentro da planta da montadora e são responsáveis pela montagem final do produto. A montadora providencia a planta e a linha de montagem, assumindo as responsabilidades de coordenação da planta e testes finais. Entre eles, fica estabelecido um contrato

de fornecimento de longo prazo com condições especiais como retorno do capital investido pelo fornecedor e sistemas de pagamento específicos. O processo decisório é mais apurado, porque a empresa coloca na mão de seu fornecedor a responsabilidade da linha de produção, ficando a parte da empresa somente a inspeção final de produto e auditoria. O conceito estabelecido pressupõe a transferência para um pequeno número de fornecedores, de primeira linha, da maior parte das operações de montagem, anteriormente a cargo da montadora.

A responsabilidade de continuidade da linha de produção está integralmente nas mãos dos fornecedores. Com isso, todo processo decisório ocorrido dentro da empresa tem a participação dos mesmos. Os fornecedores assumem a responsabilidade pela montagem final dos módulos na linha de produção dos veículos, os investimentos em operações e o gerenciamento da cadeia de suprimentos do módulo.

CONSÓRCIO MODULAR: O NOVO PARADIGMA DO MODELO DE PRODUÇÃO

...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias