Negócios / Artigo

Artigo

Trabalho Universitário: Artigo
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  amigo2011  01 outubro 2013
Tags: 
Palavras: 511   |   Páginas: 3
Visualizações: 30

ARTIGO DE REVISÃO

O Ensino de Handebol na Escola

Roseli Piva Caleffi

Universidade Federal de Goiás (UFG), São Simão, Brasil.

Endereço para correspondência:

Roseli Piva Caleffi

E-mail: roselindia@hotmail.com

RESUMO

Tendo o aluno como público-alvo crianças e adolescentes, faz-se necessário um estudo para verificar qual metodologia de ensino melhor se aplica para que os mesmos consigam entender as regras e táticas do handebol e se preparar para as diversas situações que esta modalidade exige. O presente artigo visa abordar as metodologias no ensino de handebol por este ser um esporte que vem adquirindo um espaço cada vez maior nas competições escolares, para tal realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema, objetivando descrever e analisar os métodos de ensino tradicionais e contemporâneos utilizados neste esporte. Outro fator abordado neste artigo é a capacitação e atualização dos professores de Educação Física em relação à temática do handebol.

Palavras-Chave: Handebol. Educação Física escolar. Métodos de Ensino.

1. Introdução

O ensino de Handebol no Brasil teve seu início em 1.954 em São Paulo, mas, somente em 1972 foi integralizado no Comitê Olímpico Internacional, segundo Rodenbusch (2009, p.48) o handebol:

[...] surgiu da união de elementos do Basquete e do Futebol, trata-se de uma modalidade que permite desenvolver em seus praticantes diversas habilidades e qualidades, entre elas: físicas, psíquicas, sociais, morais e cognitivas, desenvolvendo, ao mesmo tempo, resistência, habilidade, coordenação, velocidade, força, coragem, controle emocional, inteligência, entre outras.

Por ser uma atividade física que trabalha simultaneamente as funções cognitivas, motoras e sensoriais o handebol é um excelente aliado do professor nos quesitos: compreensão tática e habilidade técnica. Exigindo do aluno mais do que correr, arremessar e saltar. Esta modalidade faz com que o aluno tenha uma e

xata noção dos limites de seu próprio corpo, da percepção e estruturação espacial, auxilia na socialização, na obediência de regaras e na parte motora dos indivíduos, portanto, segundo Bracht (1988, p.24) “O educador na sua prática, quer queira ou não, é um veiculador de valores”.

É importante ressaltar o papel do educador físico, bem como sua responsabilidade de tornar a aula atrativa sem perder o foco. Knijnik (2009) acredita que os métodos lúdicos são melhores para iniciar a prática do handebol, pois, quando tudo acontece de forma prazerosa e em clima de harmonia a assimilação do conteúdo se torna uma consequência e não uma obrigação. O aluno deve compreender de forma lúdica quais são as principais regras e as táticas que são necessárias para a execução do jogo em si, neste caso, o professor levará em consideração a faixa etária dos alunos para verificar qual melhor método que será empregado.

Este artigo tem como finalidade identificar os métodos que o professor de educação físic ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias