Negócios / Logistica

Logistica

Dissertações: Logistica
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  leticiadias123  13 novembro 2013
Tags: 
Palavras: 1080   |   Páginas: 5
Visualizações: 41

1.1 Histórico da Logística

A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A Logística está intimamente ligada às ciências humanas, tais como a administração, a economia, a contabilidade, a estatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

Fundamentalmente a Logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.

O termo logístico, de acordo com o Dicionário Unesp (2011, p. 853) , vem do francês Logistique e tem como uma de suas definições "a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos ou administrativos". Pode-se dizer então que os termos Logísticos e Cadeia de Suprimentos tem o mesmo significado, já que ambos têm a finalidade de satisfazer o cliente com o menor custo possível.

O conceito de logística definido por Bowersox e Closs (2011, p.20) como:

A logística envolve e integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagem. A responsabilidade operacional da logística está diretamente relacionada com a disponibilidade de matérias-primas, produtos semi-acabados e estoques de produtos acabados, no local onde são requisitados, ao menos custo possível. É por meio do processo logístico que os materiais fluem pelos sistemas de produção de uma nação industrial e os produtos são distribuídos para os consumidores pelos canais de marketing. A complexidade da logística é extraordinária. A lo

gística agrega valor quando o estoque é corretamente posicionado para facilitar as vendas. O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível.

Desde a antiguidade, os líderes militares já se utilizavam da Logística. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos. Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.

Em 1888, o Tenente Rogers introduziu a Logística, como matéria, na Escola de Guerra N ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+