Negócios / Recrutamento E Seleção De Pessoas

Recrutamento E Seleção De Pessoas

Monografias: Recrutamento E Seleção De Pessoas
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  anavr  29 outubro 2013
Tags: 
Palavras: 2010   |   Páginas: 9
Visualizações: 79

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Ana Regina Vieira Rosa

Prof. Cilon Junior Raspini Vieira

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Processos Gerenciais (EMD0250) – Gestão de Pessoas – Prática Módulo I

03/09/12

RESUMO

O primeiro processo para agrupar pessoas á organização é conhecido popularmente como recrutamento e seleção de pessoas. O recrutamento é o processo onde a empresa comunica e divulga oportunidades de emprego, atraindo pessoas para o processo de seleção. O recrutamento pode ser feito através de alguns processos, como: um recrutamento interno que é para pessoas que já trabalham dentro da organização, recrutamento externo que serve para atrair candidatos de fora, recrutamento misto, quanto a empresa utiliza tanto o recrutamento interno e externo para atrair candidatos á vaga e o recrutamento via internet. A seleção de pessoas tem como objetivo escolher os melhores candidatos para preencher determinada vaga. As técnicas mais utilizadas para esse tipo de processo são: entrevistas, testes de conhecimento e capacitação, testes de simulação. A escolha pelo candidato ideal será pela analise de todos esses processos, e observar se esse candidato possui todas as características exigidas para o cargo. É muito importante que o profissional responsável pela seleção, tenha um amplo conhecimento sobre o cargo a ser preenchido. Os exames admissionais também fazem parte da seleção, pois se o candidato não apresentar condições de saúde não poderá ocupar o cargo.

Palavras-chave: Agregar Pessoas. Recrutamento. Seleção.

1 INTRODUÇÃO

Devido a várias mudanças atuais como os avanços tecnológicos e a globalização. A grande competividade entre as organizações no mercado de trabalho também vem crescendo. As organizações para conseguir sobreviver a esses grandes avanços e concorrência, estão investindo mais em profissionais qualificados e competentes para atuarem em suas empresas.

Para c

onseguir atrair candidatos qualificados, os processos de Recrutamento e o de seleção de pessoas precisam ser feitos com muito cuidado, pois do contrario, uma contratação mal feita, poderá trazer prejuízos a empresa.

Nesse trabalho, o principal objetivo abordado será o de descrever esses dois processos, recrutamento e seleção, suas vantagens e desvantagens dentro de uma organização. E a importância dos exames admissionais, periódicos e demissionais.

2 AGREGAR PESSOAS

Esse processo é utilizado para incluir pessoas, funcionários na organização. Trata da provisão ou suprimento de pessoas na empresa. Esse sistema ira definir quem vai trabalhar ou não na organização, e terá como inicio o recrutamento e a seleção de pessoas. Conforme, Chiavenato (1999, p. 78), agregar pessoas é:

Os processos de agregar pessoas constituem as rotas de ingresso destas na organização. Representam

as portas de entrada que são abertas apenas para os candidatos capazes de ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias