Outras / 10 Regras De Uma Caminhada

10 Regras De Uma Caminhada

Trabalho Escolar: 10 Regras De Uma Caminhada
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  wellspolador  13 agosto 2013
Tags: 
Palavras: 1122   |   Páginas: 5
Visualizações: 45

Classes Agrupadas

VIII. Arte de Acampar

Item 2: 10 regras para uma caminhada e o que fazer quando estiver

perdido

Regras para uma caminhada

1. Avaliação médica: Antes de iniciar a prática da caminhada é necessário fazer uma avaliação médica, incluindo a execução de exames como eletrocardiograma e hemograma. Atenção especial para diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de cuidados antes de caminhar.

2. Respirar corretamente: O ideal é inspirar pelo nariz, que tem mecanismos para filtrar o ar e permite uma ventilação mais eficiente e segura. Para expirar, o melhor é utilizar a boca, o que torna a troca de ar mais rápida, já que a boca é bem maior do que as duas narinas. Quando o esforço é grande, a tendência é inspirar também pela boca. Quando isso ocorre, o ideal é diminuir o ritmo e respirar profundamente, contando até cinco, para voltar a inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

3. Postura: A cabeça deve estar centrada nos ombros; o olhar focaliza o horizonte, em linha reta; o queixo e a cabeça acompanham o olhar. Os ombros devem estar relaxados. Evite incliná-los para frente ou para os lados. O tórax fica em posição normal, sem desvios para frente ou para trás. Os braços devem estar para baixo, levemente dobrados. O balanço dos braços durante a caminhada deve ser natural e suave.

4. Alongamento: O alongamento é a palavra-chave para tornar a caminhada mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras.

5. Praticar com regularidade: Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas.

6. Cuidado com os pés: Quando comprar um calçado para caminhadas, prefira os tênis. É fundamental que o calçado seja confortável mesmo quando os pés incharem, o que pode acontecer durante a caminhada. Quando comprar o calçado, use-o pelo menos duas semanas antes em pequenas caminhadas

no bairro e dentro de casa. Isso irá amaciar o calçado e, também, indicar se algum lugar está “pegando mais”, pois este ponto com certeza irá prejudicar durante uma caminhada com maior duração. Evitar colocar algodão, pano ou jornal molhado dentro do calçado para alargar, isto só irá comprometer a vida útil do calçado.

7. Roupas adequadas: Roupas claras e leves são ideais para caminhar. Evite roupas apertadas que possam comprometer a respiração e os movimentos.

8. Alimentação e hidratação: Para evitar queda de pressão, náuseas e fadiga, antes de caminhar faça uma refeição leve, à base de frutas e sucos. Mantenha a hidratação adequada antes, durante e após a atividade física. Jamais substitua a água por refrigerantes. Não espere sentir sede para beber água — quando a sede chega é porque a pessoa já está desidratada.

9. Local apropriado: É muito importante que a caminhada seja realizada em parques ou praças. O terreno plano é recomendado para evitar quedas. Locais poluídos não ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias