Outras / ATPS Comportamento Organizacional

ATPS Comportamento Organizacional

Casos: ATPS Comportamento Organizacional
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Ecirsca  16 junho 2013
Tags: 
Palavras: 2043   |   Páginas: 9
Visualizações: 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ELAINE CRISTINA DOMINGUES MONTEIRO

RA 435781

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2013

ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Comportamento Organizacional do 1º ano do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera – UNIDERP.

Professora. Ma. Yaeko Ozaki

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2013

Introdução

Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações, investigando as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas, processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Eficiência, eficácia e efetividade são conceitos que confundem muita gente.

Eficiente é a pessoa preocupada em realizar suas tarefas, resolvendo os problemas inerentes a ela. Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao máximo o potencial.

A eficácia, por sua vez, é a característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência.

A pessoa eficaz, não raro, refaz a atividade até sentir-se superando as limitações identificadas no início. Quem é eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a superação dos limites, com base na criatividade. Eficácia é fazer as coisas certas. Seu foco é no resultado, independente do esforço e tempo despendidos, que também costuma otimizar, junto com os demais recursos. Ser eficaz significa correr uma parcela maior de risco para fazer o que precisa ser feito.

Efetividade é o conceito que congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia.

Ser efetivo

é orientar as ações e recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência). É fazer de forma certa as coisas, com a certeza de estar fazendo a coisa certa.

Capítulo 1

DEFINIÇÃO DE CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano dentro das organizações e tem o intuito de melhorar as relações e o convívio das pessoas dentro das empresas. É muito importante porque foca nas ações e reações que o indivíduo tem quando vive em grupos, buscando soluções e melhorias para alcançar uma melhor produtividade e resultados positivos para a organização.

O comportamento organizacional estuda indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Fonte de pesquisa: Livro Comportamento Organizacional - Autor: Derek Pugh

SISTEMA ABERTO

É aqu ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias