Outras / ATPS GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 E 2

ATPS GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 E 2

Artigos Científicos: ATPS GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 E 2
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  ROSAPAS  10 maio 2013
Tags: 
Palavras: 1883   |   Páginas: 8
Visualizações: 187

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

O Ciclo PDCA é utilizado nas empresas para antecipar erros que podem ocorrer na produção ou na prestação de serviços em uma empresa.

É uma ferramenta muito importante para que as empresas se mantenham no mercado que está cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, então quanto melhor forem os produtos/serviços oferecidos, maiores serão as chances de a empresa permanecer no mercado.

O Modelo de Excelência da Gestão se classifica como um conjunto de conceitos que envolvem critérios e requisitos visando a excelência da gestão dentro das organizações.

Alguns modelos são mais avançados e pró-ativos, e outros mais reativos, mas o que importa realmente é que dentro de uma organização precisa ser definida uma sistemática para gerenciar seus processos.

CICLO PDCA

É a sequência de ações administrativas que auxilia e controla a organização de um projeto ou processo, também conhecido como CICLO DE SHEWHART ou CICLO DE DEMING, que tem como foco principal a melhoria continua, com objetivo de tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos, podendo ser utilizados em qualquer tipo de empresa.

Tendo como estágio inicial o planejamento da ação, tudo o que foi planejado é executado, gerando a necessidade de checagem constante das ações implementadas, logo após podendo tomar medidas de correções das falhas que podem surgir no processo ou produto.

IMPORTÂNCIA DO CICLO PDCA

Essa ferramenta tem como objetivo garantir que todos os processos possam ser controlados de forma que a eficiência de cada um possa ser ainda melhor, podendo ser utilizada em uma Micro, Pequena, Média ou Grande empresa.

É importante lembrar que este ciclo deve girar constantemente, não tendo um fim obrigatório definido.

E assim, podendo visualizar rapidamente qualquer erro nos procedimentos e tomar ações corretivas a qualquer momento.

Caso seja necessária alguma correção nos processos e objetivos o ciclo se inicia novame

nte.

CUIDADOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO CICLO PDCA

Por se tratar de uma ferramenta administrativa de controle que constitui um ciclo, é essencial que todas as partes sejam realizadas com o mesmo empenho, para que assim possam ter bons resultados, e caso falte alguma parte, o processo será prejudicado no todo. Dicas para que isso não aconteça: Fazer planejamento; Definir os métodos que serão utilizados para obtenção de metas; Treinar a equipe para obter os resultados; Checar se todos os processos foram feitos corretamente; Tomar devidas precauções e efetuar medidas corretivas; Tornar o Ciclo PDCA continua.

FERRAMENTAS DE QUALIDADE

O Que São Ferramentas de Qualidade? São técnicas que podem ser utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar, e propor soluções para os problemas que eventualmente são encontrados. Existem sete Ferramentas que podem auxiliar no controle da Qualidade: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe), Folha de Verificação, Dia ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias