Outras / Atletismo, Anaeróbio E Aeróbio, Diferenças

Atletismo, Anaeróbio E Aeróbio, Diferenças

Casos: Atletismo, Anaeróbio E Aeróbio, Diferenças
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  tadeumacedo  16 setembro 2013
Tags: 
Palavras: 913   |   Páginas: 4
Visualizações: 104

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE UNIBAN-ANHANGUERA

Trabalho de Atletismo

São Paulo

2013

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE UNIBAN-ANHANGUERA

Trabalho de Atletismo

Da universidade Bandeirante Uniban-Anhanguera do curso de Atletismo ministrado pelo professor Marcos Amadeu

São Paulo

2013

Importância dos Exercícios Educativos para a corrida

Os exercícios educativos são imprescindíveis para quem desejar melhorar seu desempenho na corrida. Eles foram desenvolvidos para atuar em cada fase da passada, otimizando a coordenação, equilíbrio e a postura durante a corrida, proporcionando uma melhor eficiência mecânica evitando assim uma fadiga precoce e diminuindo a incidência de lesões.

Os exercícios educativos são à base do treino de qualquer corredor e devem ser incluídos como forma de aquecimento. Durante o aquecimento com os exercícios educativos, comece com os de menor impacto (Dribling e o Anfersen). A intensidade do exercício deve ir aumentando gradativamente, a distância pode variar de 30 a 50 metros e o tempo de aquecimento deve ser entre 10 e 20 minutos.

Os exercícios educativos proporcionam inúmeros benefícios:

• melhora da percepção da mecânica da corrida

• melhora da consciência corporal

• maior eficiência mecânica durante a corrida

• fortalecimento muscular

Para que possamos aperfeiçoar a ação dos exercícios educativos, recomendamos filmar sua corrida, pois só falar o que está errado é muito difícil de ser assimilado pelo corredor. Correr na esteira de frente para um espelho também pode ser uma solução para esse problema.

Abaixo os exercícios educativos e seus respectivos objetivos:

Anfersen (elevação do calcanhar): Elevação do calcanhar em direção aos glúteos, no momento em que o calcanhar tocar o glúteo o joelho deve estar apontado para o solo. Fortalece os músculos posteriores da coxa, alonga o quadríceps e também melhora a coordenação.

Dribling (elevação curta do joe

lho): É uma corrida rápida com uma amplitude da passada diminuída. Uma perna semi flexionada, com joelho formando um ângulo de 35 graus e a ponta do pé apontado para o solo, a outra perna estendida com o calcanhar apoiado no solo. Melhora a coordenação do complexo pé-tornozelo e também melhora a consciência corporal.

Skipping (elevação dos joelhos): Eleve os joelhos alternadamente em velocidade, até formar um ângulo de 90 graus com o tronco. O pé deve subir na linha da perna com a ponta pé apontado para o solo. Fortalece os músculos da coxa, trabalha a impulsão das pernas, melhora a coordenação e aumenta a frequência da passada.

Hopserlauf (passada com salto): Como se fosse uma caminhada num ritmo um pouco mais rápido, a perna estendida dá impulso à frente dando a impressão de um salto, enquanto que a outra perna é elevada, semi flexionada a um ângulo de 90 graus, com a ponta do pé em direção ao solo. Melhora a coordenação motora e a amplitude da passa.

Qual a diferença entre ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias


Google+