Outras / Atps De Fundamentos Filosoficos

Atps De Fundamentos Filosoficos

Exames: Atps De Fundamentos Filosoficos
Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por:  Rose10  20 abril 2013
Tags: 
Palavras: 4044   |   Páginas: 17
Visualizações: 313

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo: Sobral-CE

4º semestre do curso de pedagogia

Disciplina: Fundamentos Sociologicos da Educação

Ana Kátia de Paiva/341054

Ana Claudia Graciano De Holanda/340617

Fabiano da Silva Souza/346607

Ticiany Maria Alves Pereira/342746

Rosely Linhares Arruda/331493

COMO SE DAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ESCOLAS.

Prof. Ma. Mariciane Mores Nunes

SOBRAL -21 DE NOVEMBRO DE 2012

APRESENTAÇÃO

Temos o privilegio de aprensentar mas um grande trabalho que para nós academicos de pedagogia é de grande valia ,pois nós propocionou muitos conhecimentos de como começou essa forma boa de lecionar para crianças , tivemos o prazer de conhecer grandes escritores e suas contribuições para a educação e como cada uma delas influenciou no ato de ensinar e continua a promover valores para os dias atuais .

Aprendemos de varias maneiras como se deu o crescimento da educação como foi realmente o seu processo de desenvolvimento no meio histórico e sociológico da humanidade seus valores e suas conquista que ao longo do tempo foram desempenhadas.

1º Etapa:

Contribuições da sociologia para a educação

* A sociologia é a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

* A sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais.

* A sociologia permite ao professor uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado.

* Explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos.

* A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

* A sociologia

da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidas na atividade educativa em especial na escola.

* A sociologia é fundamental para o educador compreender como se dá o funcionamento e a estrutura da instituição educacional

* A discussão sociológica, colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural.

* A sociologia da educação é a vertente da sociologia que estuda a realidade sócia educacional. A sociologia, enquanto ciência social, preocupada em tentar explicar a vida social e as questões relacionadas à vida do homem em sociedade, em seus múltiplos aspectos.

* A sociologia da educação tem como objetivo pesquisar e analisar a educação em seus aspectos sociológicos, isto é, os fenômenos sociológicos e procurar conhecer e analisar a inter-relaçã ...



Cadastre-se no TrabalhosGratuitos

Cadastre-se no TrabalhosGratuitos - buscar 155.000+ trabalhos e monografias