TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Vista Por Quem Faz.PEGORIM,Eliane

Exames: A Ciência Vista Por Quem Faz.PEGORIM,Eliane. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

PEGORIM, Eliane. A ciência vista por quem faz. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/resenhas/a-ciencia-vista-por-quem-faz>. Acesso em: 16 maio 2014.

“A ciência vista por quem faz”, de Eliana Pegorim, escritora do “Ciências Hoje On-Line”, analisa o livro “Prazer em conhecer: As entrevistas de Pesquisa Fapesp”, organizado por Mariluce Moura. Como o próprio nome da resenha sugere, o livro trata-se de uma coletânea de entrevistas com pesquisadores das mais variadas áreas.

Pegorim inicia sua análise com trecho do livro que tem a finalidade de mostrar as características da entrevista: “‘nenhum outro texto jornalístico parece dar acesso tão direto às verdadeiras palavras, às ideias, às emoções explicitadas de alguém (...), quanto à entrevista pingue-pongue’”. Logo abaixo descreve como as entrevistas são divididas por área, as humanas, ciências biológicas e físicas. Cita também alguns entrevistados que são peças chave para o livro, como o filósofo Pablo Rubén Mariconda, Ismail Xavier, Craig Venter entre outros.

Finalizando seu escrito, Pegorim destina o livro para todos os interessados por ciência e aos estudantes de jornalismo por apresentar conceitos bases de entrevista. Finaliza com uma “tradução” das palavras do filósofo Luiz Henrique Lopes dos Santos: “Os depoimentos permitem que o leitor conheça como é feita a ciência e o que pensam os cientistas sobre seus estudos”.

Com utilização de uma linguagem simples e direta, ficam evidentes as características de uma resenha descritiva, apresentando apenas uma descrição sobre o livro e autor, seguido de um breve resumo da obra avaliada. Dificultando assim para o leitor obter um posicionamento positivo ou negativo em relação ao livro.

Diferentemente da resenha do jornalista e escritor do também “Ciências Hoje on-Line”, “Celebração da descrença”, de Thiago Camelo. Camelo analisa a obra “Deus é Matemático”, por Mario Livio, mostrando a preocupação do escritor em desvendar o mistério do porquê de os números estarem em todos os lugares. Logo no inicio do seu texto, Camelo o inicia citando filósofos como Euclides, Pitágoras e Platão que acreditavam na matemática como sinônimo de perfeição: “A matemática seria criação do homem ou da natureza (Deus)?”, “A matemática não seria apenas mais uma expressão da mente humana?”. Com o uso de perguntas em seu texto, Camelo tenta provar com respostas baseadas em exemplos e citações de grandes nomes na área da matemática, a origem da mesma. Finaliza sua resenha deixando a pergunta “Deus é Matemático?”, e intrigando ainda mais o leitor para conhecer a obra do astrofísico Mario Livio. Diferente da resenha de Pegorim, a resenha de Camelo desenvolve o interesse do leitor em busca informações sobre o tema principal proposto no livro.

A resenha “A ciência vista por quem faz” é recomendada para todos que desejam um prefácio do livro “Prazer em conhecer”, organizado por Mariluce Moura.

Resenhado por Igor Rodrigues da Silva Teixeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com