TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  6/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 10

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O

TRABALHO

Liza Cristina Penha Ramos

Alabibe da Veiga da Silva

RESUMO 
Este trabalho explora a relação entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o mundo do trabalho no contexto brasileiro. A análise se baseia em uma revisão bibliográfica extensa e análise documental, focando nas políticas públicas e suas implicações para a prática educacional. Os resultados indicam que a EJA desempenha um papel crucial na preparação dos alunos para o mundo do trabalho, especialmente em um contexto de rápidas mudanças econômicas e tecnológicas. No entanto, também evidencia desafios significativos na implementação dessas políticas, incluindo a falta de recursos e apoio, a necessidade de uma educação mais relevante para as experiências de trabalho dos alunos, e a necessidade de políticas públicas eficazes. Este estudo contribui para o conhecimento existente ao destacar a importância da EJA na preparação dos alunos para o mundo do trabalho e ao identificar os desafios na implementação de políticas públicas eficazes para a EJA.

Palavras-chave: Educação. Trabalho. Políticas.

  1. INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que se destina àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. O tema que norteia este estudo é a relação entre a EJA e o mundo do trabalho, com foco particular nas políticas públicas brasileiras e suas implicações para a prática educacional. O objetivo deste trabalho é explorar essa relação complexa e multifacetada, a fim de contribuir para o conhecimento existente e informar a prática educacional. Esta modalidade de ensino tem um papel crucial na preparação dos alunos para o mundo do trabalho, especialmente em um contexto de rápidas mudanças econômicas e tecnológicas. No entanto, a relação entre a EJA e o mundo do trabalho é complexa e multifacetada, envolvendo questões de políticas públicas, práticas pedagógicas e as realidades socioeconômicas dos alunos da EJA. Este artigo busca explorar essa relação, com foco nas políticas públicas brasileiras e suas implicações para a prática educacional. Através de uma análise crítica da literatura existente e de uma exploração empírica das experiências dos alunos da EJA, este artigo busca contribuir para o debate sobre a EJA e o mundo do trabalho, e fornecer insights para a prática pedagógica e a formulação de políticas. Este trabalho é fundamentado em autores como Paulo Freire, cujas ideias sobre a educação como prática da liberdade são particularmente relevantes para a EJA, e Pierre Bourdieu, cujos conceitos de capital cultural e hábitos oferecem ferramentas úteis para entender a relação entre a EJA e o mundo do trabalho. Este paper está estruturado da seguinte maneira: após esta introdução, a seção de fundamentação teórica discute as teorias e pesquisas existentes relacionadas à EJA e ao mundo do trabalho. A seção de materiais e métodos descreve a abordagem de pesquisa adotada neste estudo. A seção de resultados e discussão apresenta os principais achados e os relaciona com a literatura existente. Por fim, a conclusão resume os principais pontos do paper e sugere direções para pesquisas futuras.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que se destina àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. A EJA tem um papel crucial na preparação dos alunos para o mundo do trabalho, especialmente em um contexto de rápidas mudanças econômicas e tecnológicas.

A relação entre a EJA e o mundo do trabalho é complexa e multifacetada. O mundo do trabalho tem se transformado rapidamente, e a EJA tem o desafio de preparar os alunos para essas mudanças. Isso envolve não apenas o desenvolvimento de habilidades técnicas e profissionais, mas também a promoção da educação contínua e do aprendizado ao longo da vida.

As políticas públicas desempenham um papel crucial na formação da EJA e na preparação dos alunos para o mundo do trabalho. Isso pode envolver a criação de programas de formação profissional, o aumento da escolaridade para a classe trabalhadora, e a implementação de políticas de inclusão digital.

Apesar do reconhecimento da importância da EJA, há desafios significativos na sua implementação. Estes incluem a falta de recursos e apoio, a necessidade de uma educação mais relevante para as experiências de trabalho dos alunos, e a necessidade de políticas públicas eficazes.

A EJA desempenha um papel crucial na preparação dos alunos para o mundo do trabalho e na promoção da cidadania. No entanto, para que a EJA seja eficaz, é necessário um compromisso contínuo com a melhoria da qualidade da educação, a Insira neste local sua citação direta curta devidamente citada com base no material utilizado.

Estes pedagogos precisam estar engajados no processo de aprendizado desses indivíduos, adaptando continuamente métodos cada vez mais alinhados à realidade do público com o qual estão interagindo, incorporando no programa de estudos a vivência do aluno, como destaca Paulo Freire:

 ‘Não há razão para se envergonhar por desconhecer algo, testemunhar a abertura dos outros, a disponibilidade curiosa à vida, a seus desafios, são saberes necessários à prática educativa”. (FREIRE, 1999, p. 153)

A complexidade da relação entre educação e trabalho na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é acentuada pela diversidade dos alunos e suas experiências de vida e trabalho. As políticas públicas desempenham um papel crucial na formação da EJA e na preparação dos alunos para o mundo do trabalho. No entanto, apesar do reconhecimento da importância dessas políticas, há uma lacuna na pesquisa empírica sobre suas implicações para a prática educacional (Silva, 2005; Ferreira, 2010; Müller, 2013; Perovano, 2016).

. Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia do Oprimido” (1970), argumenta que a educação é uma prática da liberdade, em vez de um meio de dominação. Esta ideia é particularmente relevante para a EJA, pois muitos alunos da EJA são marginalizados e oprimidos, e a educação pode ser uma ferramenta para sua emancipação.

Em “O Capital no Século XXI”, Thomas Piketty (2014) discute as desigualdades econômicas no mundo contemporâneo. Este trabalho pode ser usado para contextualizar a situação dos alunos da EJA, muitos dos quais são economicamente desfavorecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com