TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Da Meta

Artigo: A Historia Da Meta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

O Sistema Financeiro Nacional é constituído por um subsistema normativo (diretrizes) e por outro de intermediação (operativo). O subsistema normativo regula e controla o subsistema de intermediação (operativo).

As finanças corporativas desenvolvem dentro de um ambiente financeiro de mercado complexo e cada vez mais influente uma atuação onde o administrador financeiro deve identificar as melhores oportunidades de aplicação disponíveis e formar uma equilibrada posição de risco nas diversas decisões financeiras tomadas pela empresa, por isso é fundamental ao administrador financeiro entender como funcionam os mercados, o funcionamento e os rendimentos de portfólios financeiros e o comportamento esperado das políticas econômicas.

Através das participações de instituições financeiras realizam-se operações de intermediações financeiras no mercado. A instituição financeira coloca-se entre os agentes econômicos (pessoas, empresas, governo, organizações etc.) que possuam disponibilidade de caixa para aplicações (poupança) e aqueles que necessitam de crédito. A intermediação no mercado financeiro concilia o interesse dos agentes econômicos em aplicar nas suas poupanças, e dos deficitários, em tomar recursos emprestados. A instituição consegue recursos no mercado pagando uma remuneração (juros) aos investidores, com os recursos levantados, efetua operações de empréstimos, cobrando uma taxa de juros.

O Conselho Monetário Nacional é o órgão Maximo e é composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente), Ministro do Planejamento e Orçamento e pelo Presidente do Banco Central. Entre os órgãos normativos vinculados ao CMN, encontram-se o Banco Central do Brasil (BACEN) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Essas três grandes instituições compõem o denominado subsistema normativo do SFN, responsáveis pelo funcionamento do mercado e de suas instituições.

O CMN tem como responsabilidade estabelecer as condições gerais de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras voltadas ao bom funcionamento do sistema financeiro, controlar o volume de dinheiro da economia (meios de pagamento). O Banco Central (BACEN) é o principal órgão executivo do CMN, atuando principalmente como um organismo fiscalizador do mercado financeiro, A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), tem como responsabilidade básica o controle e o fomento do mercado de valores mobiliários (bolsas de valores).

O mercado financeiro é subdividido em quatro grandes segmentos de intermediação financeira:

Mercado Monetário: onde são realizadas as operações de curto e curtíssimo prazo que permitem o controle da liquidez monetária da economia.

Mercado de crédito: constituído em sua essência pelos bancos comerciais /múltiplos. O objetivo básico desse mercado é o de suprir as necessidades de recursos de curto e médio prazo dos diversos agentes econômicos.

Mercado de capitais, a grande fonte de recursos para investimentos da economia, assumindo um papel relevante no processo de desenvolvimento econômico.

Mercado cambial, onde ocorrem as diversas operações de compra e venda de moedas estrangeiras conversíveis. Esse mercado engloba todos os agentes econômicos com motivos para realizar operações com o exterior.

Em essência, a taxa nominal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com