TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Divulgação Científica Na Modernidade

Por:   •  7/10/2023  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 2

Jhenifer Abelha Nunes Marinho

A importância da divulgação científica na modernidade

Entre os anos 385-380 a.C, Platão, através do Mito da Caverna, descreve o processo do homem que, entrando em contato com o conhecimento, passa a se desvencilhar das amarras da ignorância e chega até a luz, representação do pensamento racional e da liberdade proporcionado por ele. Contemporaneamente, a representação da busca pelo conhecimento é a ciência, que, por meio de seus métodos, promove uma melhor qualidade de vida em um ambiente de acessibilidade democrática. No entanto, tal função, por muitas vezes, perpassa por desafios em tornar a divulgação científica transparente, abrindo espaço para interpretações errôneas e desinformação.

A princípio, o papel da ciência é promover uma melhor qualidade de vida através de novos conhecimentos, tecnologias e suas aplicações em benefício da saúde e do desenvolvimento. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário que os produtores de conhecimento científico popularizem o seu saber, através da divulgação científica transparente e objetiva para todos. Programas como "Cosmos", apresentados por Carl Sagan na década de 70 e atualmente por Neil deGrasse Tyson, têm sido eficazes na divulgação científica, explicando conceitos astronômicos e científicos de forma acessível.

Ademais, a não compreensão do objetivo e método científico gera interpretações equivocadas. Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche, a falta de reflexão leva à barbárie. Um contexto recente de barbárie citada por Nietzsche foi a disseminação do medicamento hidroxicloroquina durante a pandemia de COVID-19, a maior divulgação científica e a sensacionalização da pesquisa inicial levaram à disseminação de notícias falsas sobre a hidroxicloroquina como uma cura para a doença. Isso causou confusão entre o público, levou ao uso indevido do medicamento e prejudicou a confiança nas autoridades de saúde e na ciência. Este cenário destacou a importância da comunicação precisa e responsável, e, como a divulgação científica malfeita pode ter sérias consequências para a sociedade. É fundamental que os resultados científicos sejam comunicados de maneira adequada, destacando suas limitações e evitando a sensacionalização.

Diante as recentes consequências de insegurança e negacionismo à ciência, é papel da divulgação cientifica, por meio do conhecimento científico com método, guiar a sociedade até a luz do pensamento racional. Assim, a ciência pode desempenhar seu verdadeiro papel de melhoria social democrática sem as amarras da ignorância e inacessibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com