TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  18/10/2021  •  Resenha  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO PIM II

Luciana Queiroz Barbosa - RA: 2118591

SÃO PAULO/2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

  1. ECONOMIA E MERCADO................................................................................5

1.1 INTRODUÇÃO ECONOMIA E MERCADO.................................................5

1.2 DESPESAS OPERACIONAIS.....................................................................5

1.3 RECEITA OPERACIONAL..........................................................................5

1.4 PATRIMÔNIO LÍQUIDO E PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA.....................6

  1. MACROECONOMIA.....................................................................................6

           1.6 MICROECONOMIA.....................................................................................7

          1.7 IMPLICAÇÕES PARA GESTÃO DE SEUS NEGÓCIOS.............................7

          1.8 ABORDAGEM MACROECÔNOMICA..........................................................7

  1. EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO............................... 8
  2. MATEMÁTICA APLICADA............................................................................... 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

INTRODUÇÃO

        O trabalho de pesquisa para o PIM II (Projeto Multidisciplinar) teve como foco principal um Estudo de caso à Empresa Fair Corretora de Câmbio S/A, com suas fontes originais, ou seja, dados primários em visita presencial à Organização.

A pesquisa na empresa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, onde não foi feita com o uso de ferramentas estruturadas, por exemplo questionários. Foi utilizado um roteiro que guiou a entrevista a ser realizada, com o foco específico nas disciplinas economia e mercado, empreendedorismo, criatividade e inovação e matemática aplicada.

        Muitas pessoas não sabem exatamente qual é a função de uma Corretora. Aqui, você conseguirá entender qual é sua função principal, além de conhecer alguns métodos utilizados na empresa.

        A Fair Corretora opera com exclusividade, no mercado de câmbio, sendo um mediador entre bancos e clientes, além de vender e comprar moedas estrangeiras para/de seus clientes, realizando operações comerciais ou turísticas.

        Alguns conhecem as Corretoras em geral, como Casa de Câmbio, como geralmente é mais conhecida, por sua considerável atuação de compra e venda de moeda estrangeira.

Completando suas funções, a Fair tem também outras funcionalidades, como:

  • Correspondentes bancários em outras localidades além de São Paulo, por exemplo: Fortaleza, Balneário Camboriú, Florianópolis, Campinas, Rio de Janeiro, entre outras.
  • Fechamento de câmbio de exportação e importação ou simbólicas simultâneas, limitado a US$ 300 mil dólares por operação ou o equivalente em outras moedas.
  • Fechamento de câmbio financeiro (inclusive os sujeitos ou vinculados a registro no BACEN), limitado a US$ 300 mil por operação ou o equivalente em outras moedas.

No contexto desta relação, opera de forma a orientar os seus clientes sobre as tendências do mercado, sempre de forma rápida e segura, facilitando o entendimento do cenário e a tomada de decisão para a maximização das taxas. Em função disso, consegue ter acesso a taxas de fechamento mais competitivas.

  1. ECONOMIA E MERCADO

1.1 INTRODUÇÃO ECONOMIA E MERCADO

É essencial para uma empresa conhecer os fundamentos básicos da Economia em suas vertentes de microeconomia, macroeconomia, desenvolvimento econômico e suas relações com o mercado. Na Fair Corretora é notório o total conhecimento e prática nas implicações entre oferta e demanda, taxas de juros, formação de preços (na rotatividade das moedas), custos e receitas, impostos, encargos incidentes sobre o lucro, etc. Neste conceito há uma hierarquia vertical, que foram traçados os objetivos estratégicos, táticos e operacionais em todas as tomadas de decisões.

1.2 DESPESAS OPERACIONAIS

As despesas operacionais de uma instituição financeira envolvem gastos com a captação de recursos, provisões para créditos de difícil liquidação, manutenção da estrutura administrativa, remuneração de funcionários, entre outros fatores que demandam saída de recursos de caixa.

[pic 2]

1.3 RECEITAS OPERACIONAIS

receita operacional de uma instituição financeira é aquilo que se arrecada com suas atividades de intermediação financeira, como operações de crédito, operações com títulos e valores mobiliários, prestação de serviços, tarifas bancárias, participações, entre outras fontes de receita.

[pic 3]

  1. PATRIMÔNIO LÍQUIDO E PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA

patrimônio líquido representa valores pertencentes aos acionistas ou quotistas. Inclui o capital social, reservas de capital, ajustes de variação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

patrimônio de referência é um ajuste sobre o patrimônio líquido, levando em consideração provisões, reservas, créditos tributários, entre outros valores.

[pic 4]

1.5 MACROECONOMIA

A macroeconomia estuda a economia em geral. Ou seja, é uma maneira de estudar e analisar o cenário nacional ou regional como um todo. Não obstante de ser direcionada aos indicadores que auxiliam na compreensão a economia do país. A macroeconomia também está conectada à microeconomia. Pois, a microeconomia é salientada em um plano individual dos cidadãos e empresas, das quais ações afetam na economia em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com