TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE HISTORIA DO PARANÁ

Por:   •  4/7/2017  •  Abstract  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

ANALISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE HISTORIA DO PARANÁ:

As Diretrizes buscam despertar reflexões a respeito de aspectos políticos, econômicos, culturais, sociais, e das relações entre o ensino da disciplina e a produção do conhecimento histórico.

Nessas Diretrizes propõe-se estudar o ensino de História a partir do período de 1970 até os dias atuais a partir das tensões identificadas entre as propostas curriculares e a produção historiográfica inserida nas práticas escolares. Para tanto, serão destacadas as permanências, mudanças e rupturas ocorridas no ensino de História e suas contradições frente à ciência de referência.

A História passou a ser disciplina em 1837, com a criação do Colégio Pedro II, no mesmo ano foi fundado o IHGB. Nesse momento a História produzida era uma justificativa a nação brasileira e era uma espécie de extensão da história européia.

O currículo não é apenas um documento impresso, ele é uma orientação pedagógica sobre o conhecimento a ser desenvolvido nas escolas. É necessária uma análise ampla e crítica, mostrando que o documento é um resultado de embates políticos que produzem um projeto pedagógico vinculado a um projeto social.

Esse tipo de currículo vinculado academicismo/cientificismo pressupõe que é um “processo de ensino deve transmitir aos alunos a lógica do conhecimento de referência. [...] é do saber especializado e acumulado pela humanidade que devem ser extraídos os conceitos e os princípios a serem ensinados aos alunos” (LOPES, 2002, p. 151-152). O currículo presente no Brasil tem por base as experiências e interesses dos alunos.

Os princípios teóricos propõe que o currículo da educação básica ofereça a formação necessária para o aluno enfrentar sua realidade social. O princípio implícito nestas diretrizes é quando se defende um currículo baseado nas dimensões científicas, artística e filosófica do conhecimento, o que acaba possibilitando um trabalho pedagógico que aponte na direção da totalidade do conhecimento e sua relação com o cotidiano. Nas dimensões do conhecimento é possível analisar no que consiste a matéria de história em seu currículo, saber sobre alguns teóricos e sobre suas especificidades.

Nas Diretrizes, é de extrema importância que a organização dos conteúdos disciplinares seja organizada pelos professores, tendo com ideia ultrapassar a visão de que tais conteúdos são decididos e selecionados por outros agentes sociais que se encontram fora da escola. Pode-se entender como conteúdos estruturantes conhecimentos de grandes amplitudes que conseguem identificar e organizar os campos de estudos de uma disciplina escolar, tais conteúdos são selecionados depois de efetuada uma analise dos documentos e uma discussão para ver se são apropriados para os alunos. Tais conteúdos são frutos de uma construção que ao seu final tem um sentido social. A partir da proposta pedagógica curricular, o professor irá planejar todo seu plano de trabalho com as turmas, tendo como base todos os critérios propostos no currículo da disciplina escolar.

A proposta pedagógica do currículo das diretrizes propõe uma interdisciplinaridade entre as matérias e seus conteúdos, sendo entendidas como campos de conhecimento. A interdisciplinaridade é uma questão de conhecimento e está na teoria dada ao conteúdo em estudo, concretizando-se na articulação das disciplinas. Todo esse conceito está ligado à contextualização sócio-histórica como principio integrado do currículo. Reforça-se com isso a aproximação coerente entre as disciplinas nos contextos históricos. Mas é preciso tomar muito cuidado com essas praticas, por se não forem bem elaboradas pode acarretar o empobrecimento do conhecimento, por causa da grande carga a ser repassada.

É necessário que esteja claro que o processo de ensino fundamenta-se em uma cognição das idéias previas dos estudantes e dos professores, advindos de suas formações sociais e culturais. O confronto entre os contextos sócio-histórico é um procedimento metodológico.

Para distinguir os conhecimentos é importante empregar conceitos e saberes que estruturam as disciplinas historicamente.

A contextualização dos conceitos forma sujeitos históricos, que compreendem e empregam os conhecimentos que adquirem. Nessa perspectiva o individuo se torna apto a escolher e participar politicamente e das mudanças sociais, pois compreendem o papel dessas e a importância de estar presente desses acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com