TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Dissertações: ATPS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................. 03

2. BIBLIOTECA DE CLASSE E O PRAZER PELA LEITURA..................................... 03

3. GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA....04 4.TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO E COESÃO...................................... 05

5. ACORDO ORTOGRÁFICO: VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA....... 06

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÃO ..............................................................07

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................................08

INTRODUÇÃO

A língua portuguesa como um todo, em suas várias ramificações e vertentes, tem em sua constituição as marcas da história de um povo que da colonização aos dias atuais, sofreu transformações decorrentes das diversas épocas e formas de viver adaptadas à sua sobrevivência.

No ensino a crianças, a jovens e a adultos, a língua vai mostrando as adaptações favoráveis a cada fase distinta e revelando seus atrativos através dos vários tipos de textos e linguagens. Cada um com um enfoque original e único na sua individualidade, fato este que a torna tão rica e indispensável no cotidiano social e profissional.

Por meio dela é possível a comunicação, o entendimento, a apreensão de valores e de culturas em todo o globo.

2. BIBLIOTECA DE CLASSE E O PRAZER PELA LEITURA

O Artigo de Lilian Lopes Martin da Silva, Leituras na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe, apresenta uma série de ideias referentes à leitura no ambiente escolar ea importância que a mesma possui para o desenvolvimento dos alunos.

É interessante ressaltar a importância que o Movimento da Escola Nova exerceu diante da leitura, já que seus ideais inspiraram muitas reformas educacionais, incluindo a visão que se tinha a respeito do livro, visto por muitos anos como centro exclusivo do ensino. A partir desse movimento passou a ser um instrumento de pesquisa, consulta, e também recreação.

Ao longo dos anos foram sendo introduzidos na rotina escolar, outros gêneros considerados não escolares, como jornais, revistas, quadrinhos e uma variedade de outros que circulam no meio social, com o objetivo de ressaltar a importância da leitura na vida de cada aluno, já que demonstra que eles irão necessitar dessa habilidade fora do ambiente escolar.

O artigo destaca principalmente a biblioteca de classe, que auxilia no contato direto dos alunos com o livro, o que o enriquece culturalmente e aprimora a sua aprendizagem e a própria comunicação, uma vez que ler é uma forma de aperfeiçoamento linguístico, fonte de saber e cultura.

A leitura é o caminho para a ampliação da percepção do mundo à nossa volta, ela não se resume simplesmente aos textos inscritos, e sim às possibilidades de interpretação dos sentidos que cada individuo faz, o que pode causar inúmeras divergências entre leitores de um mesmo texto.

Dependendo da época em que um mesmo texto é apresentado a um leitor, ele assume também significados diferentes, no entanto, dentro de um processo de ensino-aprendizagem, ele deve transmitir o sentido didático, para que seja compreendido o que está sendo passado.

3. GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS PRESENTES NA REVISTA VEJA.

Veja é uma revista que possui uma prática discursiva informativa que aborda diversos assuntos, tais como: política, saúde, tecnologia, economia, diversão, arte etc. Pesquisando os gêneros textuais que se encontram nessa revista é possível ter um direcionamento maior da interpretação destes textos, já que para identificarmos esses gêneros, temos que dispor de um entendimento sobre a forma como os mesmos são escritos. Essa estratégia de comunicação deve ser buscada e definida tanto da construção do texto como da escolha certa das palavras, para que haja assim uma coerência entre o que se dispõe na composição, seja de uma entrevista, um artigo de opinião, uma notícia, uma crônica, um anúncio e outros gêneros.

A edição 2.324 de 05 de junho de 2013, a revista Veja traz nas primeiras páginas alguns anúncios publicitários, textos que tem a finalidade de persuadir o leitor sobre a boa qualidade de um produto ou serviço. São considerados gênero textual por participar de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas.

O 1º anúncio apresentado nessa edição é do “Itaú personnalité” que traz a imagem de uma mulher em destaque e de duas meninas que segundo o anúncio estão vivenciando uma experiência que a mulher, sendo uma das duas, guarda até hoje. O texto apresentado para levar as pessoas a compreenderem essa imagem diz em seu título: “Cada experiência é um investimento que vai render para sempre”.

No artigo de opinião, o próprio nome já diz, o autor informa e tenta convencer o leitor a mudar de opinião em relação a algum fato, os textos predominantes são o informativo e o argumentativo, quanto à carta ao leitor, o objetivo é comunicar algo, informar.

Na carta publicada na revista Veja edição 2.324 página 12, encontramos um texto dissertativo-argumentativo em que o autor expõe sua opinião e a dos demais membros da revista a respeito da vida e das ideias de seu fundador, Roberto Civita, para o leitor.

A entrevista é um gênero textual que possui muitos caminhos distintos, existem muitas maneiras de realizar ou de se utilizar desse gênero. Na revista ela se apresenta como um texto dissertativo-expositivo, pois o entrevistador coloca as perguntas e o entrevistado as responde.

A partir da página 17 da edição 2.324 é apresentada uma entrevista com o Ministro da Educação de Portugal, Nuno Crato, que expõe sua opinião em relação ao modelo de ensino que prioriza a educação cívica e deixa de lado o conhecimento propriamente dito, ele afirma que os adeptos do politicamente correto estão deixando de lado o conteúdo e o mérito.

A notícia é um formato de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com