TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Leitura E Produção De Texto

Dissertações: ATPS Leitura E Produção De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Partindo do pressuposto teórico apresentado no presente trabalho, podemos comprovar que toda ação linguística contém traços argumentativos e que toda forma de comunicação se dá através de algum gênero textual.

O gênero textual é, a nosso ver, um importante instrumento de trabalho para a ação do professor do ensino de língua, que pode abordar a questão dos tipos textu-ais a partir da diversificação dos próprios gêneros, já que estes são heterogêneos quanto à tipologia, embora haja uma predominância do tipo em cada texto.

Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do há-bito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que este artigo vem propor. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. O presente estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, apresenta conceitos de linguagem e leitura, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS

Apesar da grande importância que a literatura exerce na vida da criança, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas ideias, em geral, elas não gostam de ler e fazem-no por obrigação. Mas afinal, por que isso acontece? Talvez seja pela falta de exemplo dos pais ou dos professores.

O que se percebe é que a literatura, bem como toda a cultura criadora e ques-tionadora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isto ocorre em gran-de parte, pela pouca informação dos professores. A formação acadêmica, infeliz-mente não dá ênfase à leitura e esta é uma situação contraditória, as salas de aula brasileira estão repletas de pessoas que apesar de não ler, tentam ensinar.

Até as duas primeiras décadas do século XX, as obras didáticas produzidas para a infância, apresentavam um caráter ético-didático, ou seja, o livro tinha a fina-lidade única de educar, apresentar modelos, moldar a criança de acordo com as ex-pectativas dos adultos. A obra dificilmente tinha o objetivo de tornar a leitura como fonte de prazer, retratando a aventura pela aventura. Havia poucas histórias que falavam da vida de forma lúdica, ou que faziam pequenas viagens em torno do cotidiano, ou a afirmação da amizade centrada no companheirismo, no amigo da vizinhança, da escola, da vida.

Grande parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática, ou seja, uma relação de interesse entre editora, escola e, até mesmo, professor. Convém deixar claro que esse tipo de atitude não é de forma generalizada, pelo contrário, existem educado-res que realmente desempenham seu papel de maneira responsável, desenvolven-do estratégias e diferentes formas de realizar uma leitura eficiente.

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutí-veis. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas exis-tenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curio-sidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para de-senvolver em seus alunos tal hábito.

A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir in-formações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.

É preciso trazer para a sala de aula diferentes linguagens que revelem a mul-tiplicidade de formas de expressão e de leitura disponível ao leitor. Um bom exemplo é a utilização da linguagem literária que, devido à sua natureza fortemente marcada pela ficcionalidade e verossimilhança, propicia um estágio de identificação e afasta-mento entre o leitor e o texto lido. Esse processo abre a possibilidade do professor questionar junto com seus alunos os universos discursivos presentes nas obras. Seja por meio da prosa ou da poesia, a linguagem literária fornece elementos pedagógicos produtivos no que tange à construção do gosto pela leitura.

Professores que oferecem pequenas doses diárias de leitura agradável, sem forçar, mas com naturalidade, desenvolverá na criança um hábito que poderá acom-panhá-la pela vida afora. Para desenvolver um programa de leitura equilibrado, que integre os conteúdos relacionados ao currículo escolar e ofereça uma variedade de livros de literatura como contos, fábulas e poesias, é preciso que o professor obser-ve a idade cronológica da criança e principalmente o estágio de desenvolvimento de leitura em que ela se encontra.

GÊNERO TEXTUAL

Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se man-têm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir inten-ções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais.

Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.

Tipos de Gêneros Textuais

• carta,

• propaganda,

• bula de remedio,

• receita, tutorial,

• editorial,

• notícia,

• reportagem,

• entrevista,

• histórias em quadrinhos,

• charges,

• internet,

• mensagem de texto (celular), etc.

Fizemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com