TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATps De Produção

Artigo: ATps De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  2.047 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

Nos dias atuais os grandes empresários correm contra o tempo para oferecer produtos de qualidade com um preço competitivo, pois é um ponto forte dentro do âmbito industrial. Conhecer o ambiente dentro da empresa e avaliar o que ocorre no mercado, é um dos primeiros passos a tomar. Sendo assim o empresário poderá visualizar o que irá trazer lucros ou prejuízos em seus produtos ou seu negócio, e aí sim poderá passar para o conceito de administração de negócios, que é Planejar.

A função Planejar e controlar significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade e qualidade sendo no horário planejado. Entre eles o tipo de planejamentos pelas indústrias está em Planejamento e controle de capacidade produtiva, de estoque, de cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, de projetos entre outras.

Desta forma o Planejamento e Controle da produção fazem com que a empresa trabalhe com margem de erro quase nulas, rapidez e menor custo de produção, sendo assim maior lucro e menor tempo. A palavra mais bem colocada para explicarmos sobre o PCP seria o controle, a eficiência e produtividade.

Com o passar dos anos as empresas foram obrigadas a se adequarem e usar de tecnologia para poder brigar com a concorrência usando o que chamamos de PCP.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Planejamento e Controle de Produção é a atividade que decide a melhor forma de emprego dos recursos.

da produção sem que existam gastos desnecessários de matéria prima, maquinário e força braçal. Desta forma o Planejamento e Controle de Produção têm a vantagem de você trabalhar dentro da zona de conforto, sabendo quanto se deve produzir, quanto e quando se deve produzir com resultados satisfatórios.

Sendo assim, planejar e ter o controle significa que o que você produziu vai estar disponível no momento certo, desde que você siga sua tabela, ou sua planilha de produtividade.

Vamos ver o que alguns autores dizem sobre planejamento estratégico, pois sabemos que cada autor e cada pessoa têm sua forma de pensar e expressar suas idéias, pois cada um tem seu ponto forte e pontos fracos, mas todos com o mesmo objetivo e meta, que é a produtividade.

- Fischmann e Almeida (2009) definem planejamento estratégico como sendo uma técnica administrativa que utiliza a análise do ambiente para definir a direção que deve ser seguida pela empresa, de forma a fortalecer seus pontos fortes, diminuindo os riscos, com ações de longo prazo.

- Ansofff e McDonnell (1993) também se preocupam com a visão de longo prazo, definindo planejamento estratégico como uma análise estratégica detalhada, voltada para o desempenho futuro da organização. Tiffany e Peterson (1998) comentam que o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que analisa o ambiente e o futuro, permitindo que a empresa aproveite oportunidades.

Analisando esses autores vemos que ele tem uma forte relação de planejamento com o futuro, tendo uma visão geral de dinamismo e mundial.

- Ansofff (1991) relaciona planejamento estratégico com uma visão antecipada e sistemática que proporciona um maior

desempenho financeiro em comparação com decisões adaptativas. Cita, inclusive, que é uma ferramenta de gestão essencial para empresas em resposta as mudanças ambientais.

- Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) destacam que planejamento estratégico é um processo formal que tem como intenção principal a formalização das estratégias, voltado ao planejamento de ações e ao controle de desempenho.

Vemos que todos s autores citados a cima, te o mesmo objetivo, olhando para o futuro e tendo a preocupação com o ambiente, ou seja, tendo a matéria necessária e cuidando das mudanças ambientais que o mundo vem sofrendo. Vale lembrarmos também que esse método é muito usado pelas grandes empresas.

Eu pesquisando alguns lugares e questionando os professores e profissionais da área, muitos me falaram da mesma coisa que, muitas empresas de médio e principalmente de pequeno porte tem sua morte precoce pelo motivo de não ter um planejamento adequado ou de até mesmo nenhum tipo de planejamento, pois não tendo um controle exato de compra, venda e produção, muito se perde e muito se gasta.

Exemplo de um tipo de planejamento que algumas empresas estão adotando é o sistema JIT, ou seja, Just in Time, que tem a visão de melhorar e sua produtividade com menos desperdícios, tendo seus produtos no tempo certo. Esse sistema possibilita que a indústria tenha seu produto acabado na hora e no tempo que o cliente pede, sendo assim diminuindo gasto desnecessários com estoque, ou tendo o produto parado, ou seja, ele pede e negocia a data de entrega e a indústria vai fabricar o produto desejado e entregar na data combinada. Essa está sendo uma das medidas usadas pelas empresas para conter

gastos e diminuir o que chamamos de dinheiro parado, que é o produto armazenado dentro de um estoque esperando pela compra do produto, ou seja, não sendo um produto empurrado.

Sabemos também que muitas empresas hoje trabalham com o sistema empurrado ou puxado, e também existe o sistema mix, onde o produtor deixa o produto sem o acabamento final, e finaliza o trabalho de tal produto com a exigência do comprador, que são nos casos de produtos eletrônicos onde se podem alterar configurações, ou acabamentos externos no caso de computadores.

PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

O conceito da programação de produção consiste em transformar a matéria prima, ou produto bruto em produto acabado. Nenhuma empresa consegue sobreviver sem que ela agrade ao consumidor, desde qualidade e preço justo.

Chiavenato fala que PCP será sempre a primeira e ultima etapa de um processo, pois assim determina o desempenho e o controle, tendo em primeira ordem a qualidade, e melhor custo, pois a busca pela competitividade por parte das empresas é grande, e a meta principal é reduzir custos, e uma das formas de reduzir custo final do produto é fabricar o que se vende, sem ter que estocar grandes quantidades de produto, o que gera um certo custo elevado e desnecessário em grande parte do processo. Colocando assim sempre a frente de todas as negociações a capacidade de produção, tendo a maior rapidez na entrega e pontualidade nas entregas para maior o satisfazer,

[pic]

Vemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com